Manga-guia ou manga guia? Manga-guia escreve-se com ou sem hífen?
Vejo as duas formas frequentemente usadas e já não sei o que é que está certo.
Agradecia uma resposta e, se possível, a respectiva regra ortográfica.
Gostaria de saber o que é:
* um dialeto geográfico;
* um dialeto social;
* um dialeto de idade;
* um dialeto de sexo;
* um dialeto histórico;
* um dialeto de função.
A propósito da resposta de Maria Regina Rocha ao consulente Pedro Nunes, em 20/4/2001, gostaria que fosse analisado o sentido da conjunção "posto que" da última estrofe: "Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure." Dois problemas vejo nessa conjunção. Primeiro: em sendo concessiva, parece-me que causa um paradoxo com o que é dito na oração principal ("que não seja imortal", apesar de ser chama). Ora, daí se entenderia que a "chama" (do amor, ou qualquer outra chama) seria imortal? Mas uma das inerências da chama não é a possibilidade de apagar-se!? O segundo problema é o uso do verbo no presente do indicativo. Não soa bem, mas salva a métrica desse lindíssimo soneto.
Obrigado.
Gostaria de saber mais informações sobre a "Importância do Português Instrumental", pois preciso realizar um trabalho sobre esse assunto, mas o material disponível na Internet e em livros é muito escasso. Seria possível me enviar 'sites' sobre o assunto ou arquivos?
Espero resposta.
A professora da minha filha corrigiu a tarefinha de casa dela e condenou a acentuação tônica da palavra " jabuti " que eu considerei correta...
No meu entender a palavra tem origem indígena... yapo´ti... e tonicidade silábica no sufixo "ti"... assim como as palavras guaraná, jaboatão, guarani, etc. têm o acento tônico na última sílaba...
Diante dessa situação gostaria, se possível, receber a informação correta de vocês, pois não consegui sanar minha dúvida com os livros de português que tenho em casa.
De logo, agradeço a atenção dispensada.
Como ensinar concordância verbal e nominal para um adulto que fala muito errado?
Por que no Sistema Ortográfico em Portugal optou-se por grafar as consoantes finais de sílaba em vocábulos como acto, acção, baptismo e outras?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações