Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Lúcia Melo Portugal 6K

Gostaria de saber se existe mais alguma palavra, para além de mãe, que termine com ditongo nasal ãe. Muito obrigada.

Teresa Coutinho Portugal 28K

Gostaria muito de saber a vossa opinião sobre a utilização da expressão "resultar em". Eu acho errado colocar a preposição "em" porque o próprio verbo "resultar" implica consequência, fim de algo, por isso prefiro utilizar "ter como resultado".

Por exemplo, em vez de "A acção dele resultou num fracasso" eu preferiria "A acção dele teve como resultado um fracasso", mas gostaria de saber se esta minha preferência tem algum fundamento plausível na Língua Portuguesa.

Agradeço desde já a vossa atenção.

Daiane Stasiak Brasil 9K

O que é etnologia e etnolinguística, o que fazem?

Mônica Brasil 4K

A palavra reprise tinha algum significado especial em 1930?

A expressão que estou procurando é "trabalho em reprise", utilizada em um documento de 1930, referente a programa de instrução elaborado para o Pelotão de Cavalaria da Polícia Militar do ES.

Filomena Passos Portugal 3K
Sou Gestora de conteúdos das Páginas Amarelas na Internet. Gostaria de saber se é correcto utilizar a palavra avistamento (de avistar, ver ao longe).
   Agradeço a vossa atenção.
Teresa Morgado Funcionária pública/documentalista Ministério da Cultura, Portugal 9K

Sentido semântico das expressões:
   ao par e passo
   passo a passo
   a par e passo

Tereza Brasil 5K

Por favor, qual a relação entre concepção da linguagem, gramática e ensino?

E o que é competência comunicativa?

T. Sugnetic Croácia 22K

Bom dia!

Eu lhes ficaria grato se me pudessem dizer se no português brasileiro podíamos começar a frase com o pronome se. Pois, já escrevia Mário de Andrade, em "Turista Aprendiz": Se sente que o dia vai sair por detrás do mato.

Obrigado.

Paula Andrade Portugal 2K

Se um jogador de ténis é um tenista, como se designa um jogador de golfe?

Beth Brasil 1M

À ou .

Gostaria de saber o conceito, a origem desta regra de ortografia.