Gostaria de saber se existe mais alguma palavra, para além de mãe, que termine com ditongo nasal ãe. Muito obrigada.
Gostaria muito de saber a vossa opinião sobre a utilização da expressão "resultar em". Eu acho errado colocar a preposição "em" porque o próprio verbo "resultar" implica consequência, fim de algo, por isso prefiro utilizar "ter como resultado".
Por exemplo, em vez de "A acção dele resultou num fracasso" eu preferiria "A acção dele teve como resultado um fracasso", mas gostaria de saber se esta minha preferência tem algum fundamento plausível na Língua Portuguesa.
Agradeço desde já a vossa atenção.
O que é etnologia e etnolinguística, o que fazem?
A palavra reprise tinha algum significado especial em 1930?
A expressão que estou procurando é "trabalho em reprise", utilizada em um documento de 1930, referente a programa de instrução elaborado para o Pelotão de Cavalaria da Polícia Militar do ES.
Sentido semântico das expressões:
ao par e passo
passo a passo
a par e passo
Por favor, qual a relação entre concepção da linguagem, gramática e ensino?
E o que é competência comunicativa?
Bom dia!
Eu lhes ficaria grato se me pudessem dizer se no português brasileiro podíamos começar a frase com o pronome se. Pois, já escrevia Mário de Andrade, em "Turista Aprendiz": Se sente que o dia vai sair por detrás do mato.
Obrigado.
Se um jogador de ténis é um tenista, como se designa um jogador de golfe?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações