Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
César Maldonado México 12K

Tenho tentado encontrar na internet algum 'site' que me diga qual é que foi a primeira mostra escrita do português (existe algum documento religioso ou legal onde a gente não compreenda mais o latim falado na área nesse tempo?). Eu gosto muito das línguas românicas e queria saber a resposta. Tenho achado respostas para o espanhol (sou mexicano) e o francês, mas não consigo achar ainda nada para o português. Algumas sugestões ou respostas?

Muito obrigado.

Ana Duarte Suíça 7K

Agradecia que me indicassem se está correctamente escrito o nome (Cazaquistão) deste recente país.
Muito obrigada.

T. Sugnetic Croácia 11K

Eu gostaria de saber algo sobre o uso das palavras aspecto e aspeto.
   No Brasil predomina o uso da palavra aspecto que se lê /aspéktu/.
   E em Portugal?
   Onde é que a variante aspeto é usada?
   Desde já, eu lhes fico obrigado.

Hugo Pequeno Portugal 18K

Gostava de saber qual a razão por que em algumas línguas (como na nossa) se tem de usar o m antes de p e de b.

Hugo Pequeno Portugal 11K

Em algumas zonas do nosso país os falantes trocam normalmente o v pelo b. Gostava de saber porquê, se foi sempre assim, ou desde quando isso acontece.

Paulo E. Santos Estudante Inglaterra, ReinoUnido 69K

Por que, quando e em qual documento a grafia "Brazil" foi alterada para Brasil?

Ana Cláudia Agostinho Portugal 18K

Gostaria de saber qual a diferença, se é que existe, entre responder porque e por causa.
   Se existe, qual a forma mais correcta?

Simone Brasil 25K

Qual o papel descritivo da gramática? Como defini-lo e exemplificá-lo através da sintaxe de regência, sintaxe de concordância e sintaxe de colocação?

Filomena Eliana Ferreira Brasil 10K

Como deverei proceder no uso da crase na frase abaixo?

Informo o valor relativo às contas remanescentes de luz, água e telefone.

Ou

Informo o valor relativo a contas remanescentes de luz, água e telefone.

Grata.

Viviane EUA 9K

Estou fazendo um trabalho sobre as técnicas da conversa, e preciso de uma lista bastante cumprida de expressões usadas frequentemente na conversa ou para verificar a presença ou a participação do interlocutor, para explicar-se ou para preencher um espaço enquanto o falante recolhe os pensamentos. Estou lendo romances e seguindo desenhos animados, mas encontro poucos ou não sei escrevê-los. Algumas que já encontrei; são os seguintes: Não é? Né? Hein? Sim? Pois é. Pode me indicar mais algumas, e como ou quando se usa?