DÚVIDAS

«Energívoro»
Não encontrei nos dicionários que consultei o termo "energívoro", que por vezes aparece associado a "processo", com o significado de "consumo intenso de energia". O termo existe? Se ainda não existe, estaria bem formado? Em substituição ou alternativa, poder-se-ia usar energívero? Se for legítimo usar tal termo (com "e" ou com "o"), ele não significaria simplesmente "que consome energia", sem que tenha de ser "muita"? Antecipadamente grato e os melhores cumprimentos.
Complemento circunstancial de matéria
O termo "complemento circunstancial de matéria" dá-me muito confusão no estudo da sintaxe. Foi explicado em várias gramáticas da Língua Portuguesa. Escolhi alguns exemplos que me foram dados, e solicito ao Professor que me ajude a analisá-los:    1. Na frase "Era um adeus de raiva e lágrimas."    A parte "de raiva e lágrimas" é complemento circunstancial de matéria ou é adjunto adnominal?   2. Na frase "Esta mesa é feita de madeira".   A parte "de madeira" é complemento circunstancial de matéria ou é predicativo do sujeito?   Muito obrigado!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa