DÚVIDAS

Predicativo do complemento directo (p. do objeto direto)
Referindo-me à resposta de Maria Regina Rocha datada de 30/4/01, apresento o seguinte exemplo: "Vejo a imagem de Marina embaçada". A mim, me parece ser um caso de predicativo do objeto direto ("Vejo embaçada a imagem de Marina"). A imagem não está, realmente, "embaçada", mas é apenas minha percepção que a faz assim. É diferente de se dizer "Vejo a imagem embaçada de Marina". Entretanto, o verbo "ver" não está na lista de verbos que admitem predicativo do objeto mencionada pela competente consultora. Como se explica? Obrigado.
Significados de aferir e calibrar
No decurso de uma reunião relativa a assuntos relacionados com "Qualidade", surgiu-nos a dúvida sobre os significados de "aferir" e de "calibrar".    As opiniões dividiram-se entre quem afirmava que aferir é apenas estabelecer uma comparação com um padrão de medida e anotar se houver diferença para além de determinada tolerância, enquanto que calibrar implica, para além de comparar, acertar ou rectificar se algo estiver mal, isto é, fora da tolerância admitida; e outros afirmavam que os dois termos são pura e simplesmente sinónimos. Será possível obter uma "achega" para esta questão?    Desde já, os nossos agradecimentos.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa