Sou administrador de empresas e contabilista. Resido no Brasil, na cidade Fortaleza, Estado do Ceará, há mais de 40 anos. Sou natural de Ponta Delgada - Ilha de S. Miguel.
Quase todos os meios de comunicação ao se referirem a situações econômicas e financeiras utilizam a seguinte construção: a gasolina sofreu um aumento de três pontos percentuais; Os Deputados pleiteiam um aumento de 30 pontos percentuais, etc.
Indago: Não seria mais simples, de melhor compreensão especialmente por pessoas fora do economês e até por economia de tinta e papel, dizer: A gasolina aumentou 3% (três por cento), etc.
Antecipo os meus agradecimentos.
Estou precisando do gabarito urgente destas questões abaixo:
01) Identifique o item onde ocorre uma palavra em que, pela presença de um glide, aparecem 2 ditongos:
a) Quintalejos
b) Bananeiras
c) Parecem
d) Cheias
e) noitinhas
02) Assinale a opção em que, levando-se em conta o acento gráfico utilizado, constitui uma silabada.
a) aljofar
b) gratuito
c) exodo
d) satrapa
e) boemia
03) O item em que aparece uma palavra com dois digramas é:
a) inquieto
b) grande
c) noitinha
d) zumbidora
e) pernilongos
Algumas vezes me deparo com dúvidas sobre a colocação de s ou z. Portanto, peço-lhes que me ensinem algumas regras sobre a utilização correta destas letras.
Estou com grande dúvida, a professora da minha filha passou a lição de casa da seguinte forma!
Recortar de revistas ou jornais palavras que representam qualidade? Gostaríamos que assim que possível nos ajudassem.
Mais uma vez me dirijo aos senhores para receber a vossa preciosa ajuda.
Oiço com frequência pronunciar o nome deste pintor flamengo de duas maneiras: "Daique e "Dique", e embora me encline mais para a primeira pronuncia, não tenho a certeza.
Desde já muito grata pela ajuda que me prestarem.
Tenho uma sobrinha com 13 anos de idade que cursa a oitava série.
Minha sobrinha é criativa, porém percebo que comete gravíssimos erros de grafia, troca com frequência s por c, s por z. Acredito que possam ter ocorrido problemas na alfabetização. Gostaria de que me indicassem a melhor maneira de ajudá-la. Temos como reverter este problema? Já informei a professora de português (me admira muito que ela não perceba) e no entanto ela diz que é próprio da idade. Será isso real? Tenho receio de que o tempo apenas agrave o problema.
Espero sinceramente que os senhores possam orientar-me.
Serei eternamente grata.
Eu gostaria que me ajudassem a escrever certas palavras corretamente, pois algumas vezes me deparo com dúvidas sobre a colocação de s ou ç. Portanto, peço-lhes que me ensinem algumas regras sobre a utilização correta destas letras nas palavras como: sentença, dissertação, suspenso, etc.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações