Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Andreia Carvalho Portugal 9K

Sou estudante e encontro-me no 12.º ano do agrupamento de Humanidades. Ao estudar S. de M. Breyner deparei-me com os seguintes vocábulos: «metalogismos» e «metataxes». Gostaria de saber em que se baseiam estes dois recursos estilíticos.

Maria Madalena R. Cruz Portugal 44K

Num programa infantil, no canal 2, utilizava-se o termo "galaró" julgo que como diminutivo de “galo”. Fui ao dicionário Houaiss e encontrei apenas "galarote" e "galarucho". Não existe "galaró". Qualquer destes diminutivos é afectivo ou pejorativo? Obrigada pela resposta.

Tânia Mari de Oliveira Rodrigues São Paulo, Brasil 15K

Sou estudante de letras em uma universidade de São Paulo, Brasil. Gostaria de entender melhor sobre a gramática prescritiva e a gramática internalizada. Obrigada.

Roselayne Ferro Furtado Brasil 32K

Eu tenho uma dúvida que gostaria que fosse sanada, se possível com a ajuda de vocês.
Tal esclarecimento se refere a regência verbal do verbo «encontrar» na frase: «A tentativa de entender o mundo encontra, logo de início, em um obstáculo formidável: um enigma.»
Eu gostaria de saber se tal frase obedece às normas do padrão culto?
Obrigada pela atenção.

Jurene Azevedo Brasil 47K

Sou estudante de Letras da faculdade ASA de Brumadinho e tenho dúvidas em relação às orações subordinadas adverbiais modais e proporcionais. Desejo saber como diferenciá-las na perspectiva da lingüística e da gramática normativa.

Samuel Duarte Jornalista Portugal 7K

Qual é o plural de cartel?

Iolanda Baptista Professora Lisboa, Portugal 11K

Relativamente aos advérbios e à nova terminologia, gostaria de saber qual a subclasse de «muito», em, por exemplo «Hoje jantei muito» e em «um rapaz muito formoso».
Poder-se-ão considerar advérbios adjuntos de modo?

Luís Souto Professor do ensino superior Angra do Heroísmo, Açores, Portugal 2K

Será correcto em português usar a palavra "intercalibração" como tradução do inglês "intercalibration", no sentido de comparar os dados registados por um equipamento científico de medição em relação a outro idêntico, mas que não se tem a certeza da precisão das observações entre si?

Elsa Mónica Vieira Portugal 33K

Seria possível esclarecer-me a origem do nome próprio Europa? Creio que resulta da evolução de uma palavra grega que significa «bem vista», mas não tenho a certeza. Por outro lado, onde poderei saber a partir de que momento se começou a designar o velho continente pelo nome da jovem que Zeus raptou?
Obrigada.

Pedro Bingre do Amaral Professor do ensino superior Coimbra, Portugal 10K

Por que motivo a ortografia portuguesa moderna optou por manter o uso da cedilha, rejeitando a sua substituição pelo z tal como foi feito na ortografia castelhana? Houve alguma razão política para manter essa diferença ortográfica, ou houve razões fonéticas para essa opção?
A propósito, o som “-za”, “-ce” e “-ci” que escutamos no castelhano, algo semelhante ao “th” inglês, é aparentado com o “s” beirão? Se sim, porque escrevemos Viseu em lugar de Viceu ou Vizeu?
Grato pela vossa atenção.