DÚVIDAS

A grafia de açoriano

Antes de mais, gostaria de os felicitar pelo óptimo trabalho. Recorro com imensa frequência a esta página quando tenho dúvidas relativamente a alguma palavra ou construção de frases e tenho sempre sido esclarecida com as respostas anteriormente dadas. No entanto neste caso não encontrei nenhuma que me respondesse à questão.

O dicionário da Língua Portuguesa indica «açoriano» como a forma correcta e não “açoreano”, e percebi a sua razão de ser devido ao glossário presente nesta página. Mas como existe nos Açores uma farmácia antiga chamada «Farmácia Açoreana» e existe também a conhecida «Açoreana Seguros», questionei-me se antigamente «açoriano» se escreveria com um «e». Gostaria de saber se será possível «açoriano» (bem como «cabo-verdiano», no exemplo dado no glossário) ter sido alguma vez escrito com um «e», ou se foi apenas um erro ortográfico.

Desde já muito obrigada e continuação de bom trabalho.

Resposta

A forma correcta é açoriano, pois o sufixo -ano combina-se com uma vogal de ligação que assume a grafia i, quando a base de derivação termina em e átono (e desde que não seja seguido de outra vogal átona; cf. s.v. -ano in Dicionário Houiass Eletrônico). Daí que se derive cabo-verdiano de Cabo Verde (e final átono) e sofocliano de Sófocles ( e também átono). Do mesmo modo, se forma açoriano, porque a palavra que está na sua base, Açores, tem um e átono na sílaba final.

Alguns dicionários registam a forma açoreano como variante ortográfica de açoriano, uma vez que até 1911 houve grande variação na grafia da vogal de ligação. Note-se ainda que foneticamente não há diferença entre iano e -eano.

Cf. Base V, 2º parágrafo, alínea c) do Acordo Ortográfico

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa