O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa atribui ao adjectivo didáctico seis acepções: «1 relativo a didática [arte de transmitir conhecimentos; técnica de ensinar]; 2 destinado a instruir. Ex.: ; 3 que facilita a aprendizagem. Ex.: recursos d[idáticos]; 4 que proporciona instrução e informação, assim como prazer e divertimento. Ex.: ; 5 característico de professor, de didata. Ex.: fala de modo d. com os filhos; 6 Uso: pejorativo. Que denota didatismo. Ex.: a julgar pelo seu ar d[idático], deve acreditar-se superior aos colegas.»
Pode, portanto dizer-se que um texto didáctico é o que foi concebido para instruir, facilitando a aprendizagem. Por exemplo, um manual escolar é constituído por textos diadácticos.
O termo didáctico também se usa para designar um género literário que abrange textos em que se expõem ideias com a intenção de instruir. São espécies deste género: o poema didáctico, a sátira, o epigrama, a epístola e a fábula (cf. Nunes de Figueiredo e Gomes Ferreira, Compêndio de Gramática Portuguesa, Porto, Porto Editora, s. d., págs. 137/138).