DÚVIDAS

Concordância da expressão «não poder deixar de ser»
As seguintes frases estão ambas certas, ou apenas a primeira? «Os funcionários foram simpáticos, como não podiam deixar de ser.» «Os funcionários foram simpáticos, como não podia deixar de ser.» A primeira frase é de Mário Gonçalves Viana, no seu A Arte de Redigir, de 1951. Porém, em frases desse tipo eu costumo usar o verbo poder no singular. Está errado? Muito obrigado.
Dado + conjuntivo
Tenho percebido em textos mais antigos que se fazia uso do particípio dado (independente da partícula que) para estabelecer uma relação de condicional, ou seja, encabeçando uma oração subordinada condicional como, por exemplo , no período abaixo (cujo documento esté em " Uma notícia sobre a famosa revolta do 'Quebra Panelas' em Fordlândia – 1930", Blog do Padre Sidney Canto, 01/08/2017): «(...) que podiam, dado houvesse justo motivo, se rebelar sem usar do meio extremo de depredar(...) Assim, gostaria de um parecer dos meus amigos especialistas. É lícita tal construção? Há abono de escritores consagrados?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa