DÚVIDAS

Derivação imprópria: a marca em vez do objecto
Como designamos o substantivo que nos permite usar a designação da marca em vez do próprio objecto, por exemplo: «Aquele senhor tem um grande Mercedes!» (Não significa que tenha, de facto, um carro da marca Mercedes mas que tem um carro bom) «Este Kispo é quentinho!» (Em vez de casaco impermeável) «Preciso do Skip!» (Preciso de detergente para a roupa, não quer dizer que seja obrigatoriamente desta marca) Por exemplo, em inglês, quando dizemos que precisamos de um Hoover, significa que queremos um aspirador. Obrigada.
Exponencial
Relativamente à palavra exponencial, no dicionário, o significado dela é: «que tem expoente algébrico variável ou indeterminado e a potência da base constante.» No entanto, é comum eu ver as pessoas a pronunciá-la sobretudo como advérbio, com sentido de «crescimento». Por exemplo: «tem aumentado exponencialmente.» Talvez eu esteja a interpretar mal a definição, não sei… Que me dizeis em relação a isto?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa