Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Rodrigo Pereira Químico Porto, Portugal 15K

Qual o antónimo da palavra favorito?

Mário Silva Engenheiro Amadora, Portugal 4K

Que palavra designa a pessoa que dá o nome a uma escola, biblioteca, etc.? Na escola do meu filho, a pessoa que dá o nome é considerada o patrono, está correcto?

Giseli Jácome Professora Viana do Castelo, Portugal 8K

Podemos considerar a palavra roldana uma palavra da família de roda?

Amândio Nogueira Ex-formador em comunicação Lisboa, Portugal 5K

Gostava de saber se: 1) tem fundamento ou/e 2) é correcto aplicar refeição com o sentido de recuperar ou reabilitar um telhado. É este o significado pretendido no contexto da frase em que foi aplicado por um ex-emigrante português em França.

Obrigado.

Jacksom Cardoso Estudante Aracaju, Brasil 5K

As regras de derivação obedecem a morfologia, a semântica, a sintaxe, a fonologia. As formas *remorrer, *emprobecidade, *inlógico,*caível são produtíveis, mas não são utilizáveis. Como explicar o fato?

João Chora Bancário Lisboa, Portugal 5K

Nas jornadas do futebol luso, cada vez mais pulverizadas por vários dias (quase sempre de 6.ª a 2.ª feiras) passou a ser habitual vermos na comunicação social a expressão «Clube X, líder à condição». Isso acontece quando o clube ganha condicionalmente esse lugar porque os seus adversários directos ainda não jogaram.

É de aceitar esta terminologia, ou "condicional" ou mesmo "interino" não seriam mais adequados?

Obrigado.

Patrícia Gaspar Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber qual a origem da expressão «vi-me e desejei-me...».

Dina Santos Emp. Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber se existe algum vocábulo para designar o indivíduo que dá referências abonatórias acerca de outra pessoa.

Maria Azevedo Funcionária pública Viana do Castelo, Portugal 77K

«Este contrato produz efeitos a partir do dia 10 de Fevereiro», ou «a partir de Fevereiro». Significa que o dia 10, ou o mês de Fevereiro já estão incluídos?

Maria Arlete Saleiro Formadora Viana do Castelo, Portugal 17K

Gostaria de saber se, na frase «É estritamente necessário fazer algo por este velho mundo», a utilização de estritamente é adequada, tendo em consideração o facto de, no contexto em que estava inserida, a frase pretender salientar a ideia de ser necessário fazer algo para proteger o mundo em que vivemos.

Obrigada.