A frase «estão ali 2 gêmeas» está correcta, ou devo dizer «estão ali gêmeas»? E se forem três, deve-se dizer «estão ali três gêmeas», ou «estão ali trigêmeas»?
Obrigado.
O que são quantificadores numerais e adjectivos numerais?
Gostaria de saber o aumentativo da palavra rosa.
Obrigada.
Será possível ajudarem-me a determinar a origem do meu apelido?
Obrigado.
Qual a diferença entre cada um destes conjuntos de palavras? Procurei no dicionário e parece-me que não há grande diferença, o que me leva a crer que posso utilizar qualquer uma das duas.
Intercepção/intersecção
Interceptar/intersectar
Obrigada pela atenção.
Perante um texto literário em inglês americano em que o narrador autodiegético caminhava na Georgia Avenue, eu teria a tendência para traduzir para português como «Avenida "da" Geórgia», mas alguém alvitrou «Avenida Geórgia». Qual destas formas seria uma melhor tradução, se é que assim se pode dizer?
Muito obrigado pelo aconselhamento.
Existe a palavra "inadequabilidade", de inadequado?
Que quer dizer o nome mesologia, ou como se diz em espanhol?
Quando mandamos calar alguém, dizemos: "shiu!"
Como é que se classifica esta estranha expressão, qual será a sua origem?
Muito obrigado.
Como se designa a pessoa de quem nós somos tutor ou exercemos tutoria?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações