O plural (mais usado) de ancião

O plural de ancião é: anciãos, anciães e anciões. Qual é a forma mais usada em Portugal? Eu pessoalmente costumo usar anciãos, um amigo diz que esta forma é abrasileirada, por isso ele prefere usar anciões. Se me pudessem esclarecer este assunto, agradecia.

Muito obrigada pela atenção.

Fernanda Rodrigues Secretária Almada, Portugal 3K

A respeito de ancião, não se pode dizer que cada uma das formas de plural disponíveis (anciãos, anciões e anciães) tenha uma distribuição geográfica típica. Ou seja, não é certo que anciões se use mais em Portugal, e anciãos, mais no Brasil, até porque porque os dicionários portugueses e os brasileiros são omissos quanto a essa questão.

De resto, dados recolhidos em corpora em linha indicam justamente o contrário1:  usa-se anciãos mais em textos portugueses, e anciões, mais em textos brasileiros.

1 Uma consulta a dois corpora da Linguateca, a saber, o CetemPúblico (189,6 milhões de palavras provenientes do jornal português Público) e o Projecto AC/DC: corpo NILC/São Carlos (32,5 milhões de palavras provenientes de textos jornalísticos brasileiros) faculta os seguintes resultados:

CetemPúblico: anciãos: 106 ocorrências; anciões: 17 ocorrências; anciães: 1 ocorrência

Projecto AC/DC: corpo NILC/São Carlos: anciãos: 13 ocorrências; anciões: 36 ocorrências; anciães: 0 ocorrências.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico ; Morfologia Flexional