Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Pedro Matos Estudante Lisboa, Potugal 7K

Qual é o plural de "mono-neuronio", ou, se a expressão anterior não for correcta, "mononeuronio"?

Maria Sousa Professora Ovar, Portugal 6K

A palavra caravana deriva da palavra carro?

Agradeço que me esclareçam.

Ana Paula Miranda Assistente de dire{#c|}ção Bruxelas, Bélgica 8K

Como se diz correctamente: "ridicularizar", ou "ridiculizar"? "Caricaturizar", ou "caricaturar"?

Obrigado pela resposta.

Ana Dias Técnica Barreiro, Portugal 10K

Depois de consultar as respostas anteriores sobre as regras das maiúsculas/minúsculas nos títulos de obras, restam-me ainda algumas dúvidas. Numa das vossas respostas sobre o tema, dizem que os pronomes vêm em caixa alta. A minha dúvida é: isso acontece com todos os pronomes, ou só com os pronomes variáveis? Alguém e ninguém, por exemplo, escrevem-se como?

Em relação, por exemplo, às palavras muito, pouco, tanto, dado que podem ser consideradas pronomes indefinidos mas também advérbios, devo escrevê-las com maiúscula, ou minúscula?

Outra questão: expressões como «campeão do mundo» ou «seleccionador nacional», numa frase "normal" (digo, quando não é um título), escreve-se com minúscula, ou maiúscula? «Nélson Évora é campeão do mundo de triplo salto», ou «Nélson Évora é Campeão do Mundo de Triplo Salto»?; «Scolari foi o melhor Seleccionador Nacional», ou «Scolari foi o melhor seleccionador nacional»? A mesma dúvida em relação à palavra "pelouro": «Joaquim Pacheco é o vereador com o pelouro da Educação», ou «Joaquim Pacheco é o vereador com o Pelouro da Educação»?

Muito agradecida pela atenção dispensada e muitos parabéns pelo óptimo trabalho que desenvolvem!

Ricardo Cardoso Estudante Lousada, Portugal 20K

Qual o significado de «Aos homens deu Deus uso da razão, e não aos peixes; mas neste caso os homens tinham a razão sem o uso, e os peixes, o uso sem a razão» do capítulo II do Sermão de Santo António aos Peixes?

Ana Lobo Professora Washington, EUA 7K

Por favor, deixe-me saber se o mais-que-perfeito, ex.: comprara, era usado no passado como imperfeito do subjuntivo (conjuntivo) como em espanhol.

Obrigada.

Tiago Marques Tradutor e revisor Lisboa, Portugal 27K

Apesar de já haver uma resposta vossa à questão da colocação das chamadas para notas de rodapé, tenho dois casos a apresentar para os quais gostaria de solicitar a vossa elucidação. Ei-los:

«Olá!», disse, «como vai a sua mãe1

«Disse-lhe "olá"1

Nestes casos, vale o que disseram anteriormente, ou seja, que a numeração fica antes do sinal de pontuação que fecha a frase? As aspas alteram alguma coisa?

Muito obrigado.

Sandra Soares Jornalista Braga, Portugal 22K

De onde vem a expressão «pêlo nas ventas»?

Júlio Daólio Músico e arquiteto Campinas, Brasil 10K

Qual seria o termo correto para designar o espaço reservado para os músicos (orquestra) abaixo do palco nos teatros e auditórios: fosso, poço, ou outra palavra?

Agradeço a vossa atenção.

Álvaro Faria Actor Lisboa, Portugal 7K

Por que razão deve escrever-se maré-cheia (resposta 22616) e maré alta (resposta 23506)? Acrescento que nem todos os dicionários estão de acordo com estas opções, tal como, de resto, com muitas outras que envolvem o emprego do hífen.

Obrigado.