Regência de consultar e de consulta
Qual a regência do verbo consultar e do termo consulta? Eu digo consultar o dicionário ou ao dicionário? Consulto a internet ou à internet? Obrigada.
O antónimo de empatia
Procuro um dicionário online de antónimos, pois uso bastante esse recurso. Gostaria de ter o antónimo de empatia.
«Para mim» e «por mim»
Em vez de «para mim», no sentido de «na minha opinião» ou «no meu caso», os portugueses também utilizam «por mim»?
A etimologia e o significado dos prefixos super-, hiper- e mega-
Gostaria de saber a etimologia e o significado dos radicais super, hiper e mega. Há uns dias disseram-me que hiper e super são sinónimos. Será verdade?
Glicose e glucose
Tenho algumas questões a respeito do correto uso de algumas palavras próprias da minha área de estudo, a biologia.
A forma mais adequada, em português europeu, é glicose, ou glucose?
Sempre pensei que glucose fosse a forma inglesa, e glicose, a forma portuguesa, mas muitos professores meus parecem preferir glucose (embora aparentemente usem /i/ em formas derivadas, como glicólise).
Onde e aonde
Qual a diferença entre «onde» e «aonde»?
Estações, dias e meses: com minúscula inicial
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, as palavras que nomeiam as estações do ano, os dias da semana e os meses perderam a letra maiúscula e tornaram-se nomes comuns. Estarei certo ou errado?
Na eventualidade de serem nomes comuns, eu concordo mais com a atribuição da subclasse «Nome comum concreto», pois são períodos de tempo específicos. Nas quatro estações do ano decorrem determinados acontecimentos associados às respetivas estações do ano: para os habitantes do Hemisfério Norte, o Natal é no Inverno, a Páscoa é na Primavera e as Férias Grandes são no Verão.
Gostaria que me confirmassem a veracidade ou não desta questão, pois já li noutros lados que as estações do ano também poderão ser considerados nomes comuns abstratos.
O número de sílabas de ela e uma
Vi recentemente num manual de Língua Portuguesa do 5.º ano que classificavam as palavras «ela» e «uma» como sendo monossilábicas. Como sou professora do 1.º ciclo, sempre as considerei dissílabos. Afinal, como é que são classificadas estas duas palavras quanto ao número de sílabas?
Pontuação em endereços
Na actividade que exerço actualmente, tenho frequentemente que actualizar endereços em bases de dados, e quase sempre me questiono qual a forma correcta de pontuar um endereço, preciosismo meu talvez, mas realmente incomoda-me não ter a certeza de como escrever correctamente.
Dever-se-á usar sempre vírgulas? E os espaços, travessões, hífenes, barras...?
Existe alguma regra específica para cada elemento do endereço?
Por exemplo, nos seguintes endereços, uso normalmente a seguinte pontuação: 1) Edifício Magnólia - Rua das flores, Lote 22 - 4º Habitação 42; 2) Travessa das Camélias - Bairro Floral, 57 - R/C Esq. Trás B; 3) Praça dos Ornatos, 38A - 1º Dto. Está correcta, a forma como pontuei, ou não, os exemplos?
Também, na alínea 3, tenho dúvidas quanto ao uso de espaço, ou não, em números afectos a letras.
Grato pela vossa atenção.
«Bom dia para todos»
Quando saudamos uma platéia, dizemos, por exemplo: bom-dia a todos ou bom-dia para todos? Analogamente, se for uma pessoa: a você ou para você? Porquê? E para outras saudações/felicitações, tais como, boas-festas, boas-vindas, boas entradas etc.? Agradecido.
