DÚVIDAS

Sobre a formação do plural
Encontro-me na Polónia por razões profissionais, onde recentemente comecei a dar lições privadas de Português a alunos do ensino universitário. Uma aluna solicitou-me informação acerca de formas plurais menos comuns ou irregulares (não sei se será o termo correcto). Uma vez que aqui é difícil encontrar literatura sobre o assunto, fiz uma pesquisa na Internet, bem como no vosso “website”, mas que se revelou infrutífera. Agradecia portanto, se me pudessem fornecer alguma informação com exemplos acerca deste tema, ou se existe alguma página na Internet que os contenha.
Pretérito mais-que-perfeito simples e composto
Sempre que leio narrativas, encontro verbos no tempo verbal pretérito mais-que-perfeito, mas fora isso é bem difícil eu encontrar o uso dele – tanto na fala quanto na escrita. Porém, analisando mais calmamente percebi que trocando o verbo no pretérito mais-que-perfeito para um Verbo auxiliar + verbo principal no particípio, o sentido da oração se torna o mesmo. Vejam-se estes exemplos: 1 – «Quando o noivo apareceu, a noiva já chegara à igreja.» Caso eu troque o «já chegara» para «já tinha chegado», a frase tem o mesmo sentido: «Quando o noivo apareceu, a noiva já tinha chegado à igreja.» 2 – «Pálida, jogada fora de uma Igreja, olhou a terra imóvel de onde partira e aonde de novo fora entregue». Caso eu troque o «partira» e «fora» para «tinha partido» e «tinha sido entregue», a frase tem o mesmo sentido: «Pálida, jogada fora de uma Igreja, olhou a terra imóvel de onde tinha partido e aonde de novo tinha sido entregue». Por isso, gostaria de saber se será sempre correto, de acordo com a norma padrão, fazer essa troca que eu fiz e se um equivale a outro. Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa