«Entre ti e mim» e «entre tu e eu»
Sei que já têm várias entradas com este tema, mas continuo sem saber se o correcto é «entre ti e mim/tu e eu as coisas não estão a correr bem».
Obrigada pelo esclarecimento e muito obrigada pelo excelente trabalho realizado. É de uma ajuda inestimável!
O campo semântico do vocábulo livro
Podemos afirmar que uma das formas de elaborar um campo semântico é construí-lo a partir da relação de inclusão (holonímia/meronímia)? Por exemplo, se pedir a um aluno que construa um campo semântico do vocábulo livro, e se a outro pedir que a partir do holónimo livro me dê alguns merónimos, poderei obter exactamente as mesmas palavras, estando ambos correctos?
Regência do verbo vencer
Tenho ouvido frequentemente, especialmente agora neste tempo de futebol via TV, os jornalistas e comentadores dizerem sempre a equipa (ou seleccção) Y venceu "à" equipa (ou selecção) Y. Ainda há dias era na SIC Notícias: «Portugal precisa de vencer "à" Sérvia-Montenegro para...». Obviamente que é errada aquela contracção, uma vez que neste sentido de «ganhar», «levar a melhor» ou «triunfar» o verbo vencer dispensa a preposição a. No entanto, há várias circunstâncias em que essa regência é obrigatória (por exemplo, «Vencemos à tangente»). Ou com outras preposições, como em («Venço-te em inteligência», «venceu nas provas finais»), por («venceu por 5-0», «venceu pela diferença mínima», «vencido pelo cansaço»), com («Venceu a crise com as medidas...») e... há mais? Dada a confusão instalada, gostava de uma resposta mais aprofundada. Muito obrigada.
Punçoamento e puncionamento
Em engenharia civil há quem utilize um destes termos para nomear o esforço que decorre do encontro de um elemento estrutural linear, por exemplo, um pilar, com um elemento laminar, como uma laje, por exemplo. Eu julgo que "punçoamento" é a forma correcta do termo, em português, e que "punçonamento" é actualmente usado devido a recorrer-se a obras em castelhano e francês, línguas que utilizam um termo análogo a este último. Gostaria que confirmasse esta minha opinião.
/Bêco/
Diz-se /bêco/ ou /béco/?
Caramujo e caracol
Caramujo e caracol são sinônimos?
Há alguma diferença no uso de uma palavra e outra?
Sobre uma vírgula e orações subordinadas adjectivas restritivas
Está correta a vírgula inserida após «livros» no trecho abaixo, retirado de uma página sobre direito?
«Cópia de Livros — A disputa travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta da legalidade de cópias de livros, é um dos assuntos que está no palco de debates de peso de Migalhas.»
Estando correta a vírgula, por acaso o trecho «... travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta de cópias de livros» seria uma oração subordinada adjetiva restritiva?
Sendo este o caso, é possível inserir vírgula ao final de orações desse gênero quando elas têm tamanho significativo?
Agradeço imensamente o auxílio.
Os particípios passados de escrever e dormir
Gostava de saber se os verbos escrever e dormir têm duas formas de particípio passado.
O cataplasma ou a cataplasma?
Reparei que os dicionários da Porto Editora e da Texto Editora apresentam cataplasma como um substantivo feminino. No entanto, sempre ouvi as pessoas dizerem "o cataplasma", "aplica-se um cataplasma", etc. Estamos perante mais um caso similar ao "o grama", em que a generalidade das pessoas usa habitualmente o género errado? Muito obrigado.
O coletivo de caracol
Como se designa um conjunto de caracóis?
