DÚVIDAS

«À margem» com o sentido de «por ocasião»
Tornou-se muito frequente na televisão, nos jornais e na rádio a expressão «à margem de» com o sentido de «por ocasião de». Ainda há bocado, no "Público", li mais ou menos isto: «O presidente do banco confirmou hoje, à margem de um almoço de confraternização, que houve investigações na respectiva sede.» Repare-se que os jornalistas poucas vezes usam o «por ocasião». Quando usam o «à margem», querem geralmente dizer que o acto em causa (normalmente, uma declaração) não foi produzido durante o acontecimento de referência ou, tendo sido durante, não foi por causa desse acontecimento. Nem a Academia nem o Houaiss consideram este sentido para «à margem». Gostava de ouvir o Ciberdúvidas sobre o assunto. Será uma forma recente? Não será asneira? Não soa mal?! Agradecendo mais um vosso prezado esclarecimento,
«Às 2h30 da madrugada» é hoje ou amanhã?
«Às 2h30 da madrugada» é hoje ou amanhã? Na RTP Internacional ouço (vejo) com frequência anunciar no Telejornal, emitido às 13 horas (de Portugal): «Hoje, às 2:30 da madrugada», referindo-se à transmissão no dia seguinte, em diferido, de um jogo de futebol que se realizará ao princípio dessa mesma noite. Dúvida – Com «Às 13 horas de hoje», poder-se-á dizer que se vai realizar uma transmissão a uma hora que já passou? Não se deveria dizer: «Às 2h30 da madrugada de amanhã»?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa