Partir do princípio de que
Surgem muito frequentemente frases com a expressão "partir do princípio..." Qual é a forma mais correcta: "partir do princípio que" ou "partir do princípio de que"? Caso sejam possíveis as duas, concordam, de uma forma ou de outra, com um substantivo ou com uma forma verbal?
Obrigada.
«Ano 2003» ou «Ano de 2003»?
Gostaria que me esclarecessem o seguinte: devemos dizer "ano de 2003/1999/etc." ou "ano 2003/1999/etc."? Já agora, se for possível, por que razão é de uma forma e não da outra? Agradecida pela vossa atenção.
A história da grafia do nome Brás
Na minha Árvore de Costados o apelido aparece grafado em vários séculos como "Brás" (1665, 1712, 1980...) ora como "Bráz" (1773, 1884, 1960...). Em nenhum registo o Bráz aparece sem acento gráfico.
[...] A que se deverá esta alternância em termos de grafia?
Nesse momento
Vejam-se as frases:
1) Agora, neste momento, chove em Rio Grande.
2) O dia estava bom até uma hora atrás: nesse momento, começou a chover.
Pelo que sei, o "este" deve ser usado para o presente e o "esse" para o passado, o que impossibilitaria a troca de um pronome pelo outro nas frases acima, no que diz respeito a língua culta. Digam-me se isto estiver errado.
Mas minha dúvida maior é a seguinte:
Na frase "dois", seria possível substituir "nesse momento" por "NISTO" ou por "NISSO"? Ou será que ambos seriam aceitos? E o "neste momento", ele encontraria substituto no "NISTO" e no "NISSO"?
Obrigado pela atenção.
A classificação morfossintática da palavra tristeza
Na seguinte frase, como se classifica morfologicamente a palavra tristeza?
«O Manuel olhou para a mãe com uns olhos carregados de tristeza.»
«Ao tempo que não te via»
Como se deve dizer?
1 – «Há o tempo que não te via» (equivalente a «há que tempo que não te via»)
ou
2 – «Ao tempo que não te via»?
Obrigado.
A origem da interjeição chiça (português europeu)
Qual é a proveniência da palavra "xiça"?
Considero esta palavra muito grosseira e de mau gosto, no entanto, é muitas vezes utilizada.
Obrigada.
O substantivo time
Podemos considerar time como um coletivo de algo como «pessoas que realizam um trabalho em comum» ou algo do tipo?
«Às 2h30 da madrugada» é hoje ou amanhã?
«Às 2h30 da madrugada» é hoje ou amanhã? Na RTP Internacional ouço (vejo) com frequência anunciar no Telejornal, emitido às 13 horas (de Portugal): «Hoje, às 2:30 da madrugada», referindo-se à transmissão no dia seguinte, em diferido, de um jogo de futebol que se realizará ao princípio dessa mesma noite.
Dúvida – Com «Às 13 horas de hoje», poder-se-á dizer que se vai realizar uma transmissão a uma hora que já passou? Não se deveria dizer: «Às 2h30 da madrugada de amanhã»?
Inclusivamente
É correcto usar-se o adjectivo "inclusivamente" como se fosse uma flexão do advérbio "inclusive", como parece ser frequente?
