«De que» = «do que»
Como perguntar: «de que gosta mais?», ou «do que gosta mais?»?
Muito obrigada.
O significado da expressão «olho por olho, dente por dente»
Agradecia me explicassem a origem e o significado da seguinte expressão:
«Olho por olho e dente por dente.»
Meus agradecimentos.
Professora-adjunta
Como se deve referir a categoria profissional, ou título, no género feminino (caso exista)? A dúvida colocou-se na elaboração de cartões de visita. Ex. Fulana de tal, professor adjunto ou Fulana de tal, professora-adjunta?
Sobre o género da palavra periquito
Qual a flexão de gênero da palavra periquito?
A.m. ou p.m.
Quando nos referimos às 12 horas, deveremos mencionar a.m. ou p.m.?
Sobre o l em final de sílaba
Sei que já se falou sobre isto, mas infelizmente não consigo encontrar as páginas referentes a isto.
Tenho lido que com as novas tecnologias se pode foneticamente diferenciar as seguintes palavras. Mas no entanto ainda não se encontram nas gramáticas portuguesas. Antigamente foi difícil aceitar que tínhamos 2 semivogais, que se encontram em pai e pau, hoje aceitamos isso e lê-se nas gramáticas; mais tarde foi possível reconhecer mais 2 semivogais mas eram nasais, encontramo-las em mãe e pão, essas 2 ainda não se encontram em todas as gramáticas.
Agora são as seguintes palavras, o /L/ em final de sílaba como:
ál em cálcio vs. al em calcário
él em Bélgica vs. el em saudável
íl em funil vs. il em fértil
ól em golpe vs. ol em Moldávia
úl em búlgaro vs. ul em Bulgária
Eu consigo reconhecê-las, mas qual é a vossa opinião profissional?
«Ficar em ponto de rebuçado»
Num exercício de Português, onde tínhamos de ver a polissemia da palavra ponto, havia uma frase a dizer que o homem «estava a ficar em ponto de rebuçado». Neste contexto, o que significa «ponto de rebuçado»?
Obrigada.
"Stand"
Será que me poderiam esclarecer acerca da formacão do plural para a palavra "stand"?
Similitude e similaridade
Qual destes termos é mais correcto quando estamos a fazer comparações: similitude, ou similaridade?
Bombear ou bombar?
Qual das palavras se refere ao acto de extrair um líquido de um recipiente por acção de uma bomba própria para o efeito (comum no domínio da engenharia civil). Apenas pergunto porque, apesar de achar que bombear é o termo certo, quase 100% das pessoas ligadas a este ramo utiliza o termo bombar (eg: «bombar o betão para o furo»; «bombar a água do interior do poço). Obrigado.
