DÚVIDAS

Contudo, com ou sem vírgula
Na resposta do vosso mui ilustre colaborador, prof. Peixoto da Fonseca, sobre o hífen nas expressões mão-de-ferro e cabeça-de-vento, leio o seguinte: «Concordo consigo em que ambas as expressões são do mesmo género. Contudo há talvez uma diferença, que deve ter sido tomada em consideração para grafar cabeça-de-vento com tracinhos (...)» A minha dúvida (e a minha pergunta) é se não falta uma vírgula a seguir à conjunção "contudo". Pergunto porque continuo a ler frequentemente com e sem a vírgula. Afinal, como é? Muito agradecido.
Rimas interpolada e cruzada
num poema de Fernando Pessoa
Tenho tanto sentimentoQue é frequente persuadir-meDe que sou sentimental,Mas reconheço, ao medir-me,Que tudo isso é pensamento,Que não senti afinal. Temos, todos que vivemos,Uma vida que é vividaE outra vida que é pensada,E a única vida que temosÉ essa que é divididaEntre a verdadeira e a errada. Qual porém é verdadeiraE qual errada, ninguémNos saberá explicar,E vivemos de maneiraQue a vida que a gente temÉ a que tem que pensar. Qual é a designação do esquema rimático ABCBAC, na primeira estrofe? Que tipos de rimas é que são existentes neste poema de Fernando Pessoa?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa