«Pra aí»
Aprendi no Ciberdúvidas que não se deve usar apóstrofo na forma pra de para. Como se deve fazer a contracção com o advérbio aí para obter a pronuncia popular “pra’í”? Será assim, ou, como vejo frequentemente escrito, “p’raí”, ou existe ainda outra maneira mais correcta?
Muito obrigado.
Pla., Pel’A ou Pela?
Quando por vezes assinamos em nome de uma instituição devemos fazê-lo «P´la» [nome da instituição] ou «PelA» [nome da instituição]?
Parece fazer mais sentido a segunda forma – será assim?
Vogais e ditongos nasais, outra vez
Acompanhando o meu neto de 10 anos nos estudos, surgiu-me uma dúvida em relação à diferença entre vogais e ditongos nasais. Dada a definição de ditongo como explicar que “am”, “em”, “en/(s)” são ditongos nasais e não vogais nasais (conforme Saber Escrever, Saber Falar de Edite Estrela e outras, Ed. Círculo de Leitores, p. 33)? E o caso de ui em muito?
Contudo, com ou sem vírgula
Na resposta do vosso mui ilustre colaborador, prof. Peixoto da Fonseca, sobre o hífen nas expressões mão-de-ferro e cabeça-de-vento, leio o seguinte:
«Concordo consigo em que ambas as expressões são do mesmo género. Contudo há talvez uma diferença, que deve ter sido tomada em consideração para grafar cabeça-de-vento com tracinhos (...)»
A minha dúvida (e a minha pergunta) é se não falta uma vírgula a seguir à conjunção "contudo". Pergunto porque continuo a ler frequentemente com e sem a vírgula. Afinal, como é?
Muito agradecido.
Atrás / “a trás”
Frase: «O corredor balança um dos membros inferiores à frente do centro de gravidade e o outro a trás deste centro.». Pergunta: "a trás" está bem escrito ou deverá escrever-se "atrás"?
Casos de sintaxe de advérbios conetivos: contudo, todavia e porém
Como se classificam as orações introduzidas por contudo/todavia/porém, palavras que agora são advérbios conectivos?
Dispõe e dispõem
Como conjugar este verbo?
A conjugação dos verbos terminados em "or" é a mesma dos verbos terminados em "er"?
A família de palavras de sol e de lua
Queria saber a família de palavras de sol e lua.
Obrigada.
Divisão silábica de sábia e sabia
Sou professora do 3.º ciclo e tenho algumas dúvidas acerca da translineação de algumas palavras. Verifiquei que geografia se dividia assim: ge-o-gra-fia. Sendo que a sílaba tónica é "fi", trata-se de um hiato e não de um ditongo. Uma vez que uma semivogal não pode ser nunca núcleo de sílaba, por que razão translineamos geografia como se se tratasse de um ditongo?
Sá-bia e sa-bi-a? Ou não?
A divisão silábica de carrossel
Qual é a divisão silábica correta da palavra carrossel: car-ros-sel, ou ca-rro-ssel?
