DÚVIDAS

O uso da expressão «ser humano»

Com a chegada do novo Acordo Ortográfico, chegaram algumas dúvidas que não são sanadas por completo nos artigos e necessitam de interpretação.

SITUAÇÃO 1. O termo «ser humano», de acordo com o Artigo 1.º, da Base XV, é composto por justaposição, certo?

– «O ser-humano vive em sociedade.» 

SITUAÇÃO 2 Caso as palavras não sejam ligadas por hífen, caracteriza-se, então, uma enumeração de adjetivos que qualificam um ser. Exemplo:

– «O ser, humano, pensante, vive em sociedade.»

Preciso de ajuda, por favor. Obrigado.

Resposta

Não se tem considerado «ser humano» como composto, nem mesmo antes da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, logo, não se usa hífen nesta expressão. No entanto, é verdade, que ela se comporta como um todo, sobretudo quando verificamos que, quando usamos ser como substantivo, muitas vezes a este ocorre associado o adjetivo humano.

Quanto ao segundo caso que apresenta, trata-se de uma expressão nominal constituída por um substantivo (ser – no contexto, não é verbo) e dois adjetivos que o modificam, podendo estes estar coordenados («ser humano, pensante» ou «ser humano e pensante» – e nunca com a vírgula entre ser e humano) ou estando o segundo a modificar a expressão «ser humano» globalmente, deixando implícito que há seres humanos não pensantes.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa