Modificadores apositivos e restritivos
Gostaria de saber se os modificadores apositivos e restritivos se referem apenas aos modificadores de nome ou também poderá ser uma designação para os modificadores de verbo. Já agora poderiam dar-me alguns exemplos de modificadores de nome? Obrigada.
A formação de substantivos com alguns verbos
Como posso formar substantivos através dos verbos: deprimir, oprimir, suceder, omitir, submeter, transgredir?
Cruz de falecido e cruz de eclesiástico
Sou revisora e tenho dúvidas sobre onde inserir a cruz (símbolo) que indica que uma determinada pessoa já faleceu. Há alguma distinção entre essa cruz que creio que deve anteceder o nome da pessoa falecida e aquela que antecede o nome de um cardeal, por exemplo? Será a posição (antes ou depois do nome) ou o tipo que as distingue? Como fazer se nos quisermos referir a uma entidade eclesiástica que também já faleceu?
«Tão... como» = «tão... quanto»
«Tão... quanto», ou «tão... como»?
«Ele tinha um sorriso tão amarelo quanto o dum [indivíduo] que nunca lava os dentes», ou
«Ele tinha um sorriso tão amarelo como o dum [indivíduo] que nunca lava os dentes»?
As duas construções «quanto»/«como» são equivalentes?
Vestir, calçar: sobre a definição de vestuário e calçado
Eu também não sabia se a forma correcta seria «vestir as meias» ou «calçar as meias»... Vi o vosso artigo e acredito na vossa resposta, mas surgiu-me outra dúvida. As meias pertencem ao vestuário, ou ao calçado? Agradecia que me ajudassem a esclarecer esta dúvida.
A supressão do hífen na forma verbal há-de, com o Acordo Ortográfico de 1990
De acordo com o novo acordo ortográfico, o verbo há (intenção de ir) deixa de estar ligado por um hífen à palavra de. Duas (três) questões:
— Que fazia o hífen quando se ligavam as duas palavras pelo hífen? O hífen não liga as duas palavras porque se escrevem sempre as duas juntas?
— Como se vai distinguir a «intenção de ir» do há de haver, «ter»?
Obrigada.
Ortografia: rotura e rutura/ruptura
Recentemente surgiu a dúvida em relação à grafia da palavra ruptura com o novo Acordo. A Infopédia diz que será rutura, mas, sendo que já existe rotura na língua portuguesa, não será mais correcto usar rotura? Quem escreve ruptura não deveria pronunciar "RUP-TU-RA"? Se o P é eliminado, escreve-se rotura e pronuncia-se “rutura”. Ou será "rutura" aceitável?
Palavras compostas na gramática tradicional
Como se classificam quanto ao processo de formação (de acordo com a anterior terminologia linguística) as palavras minissaia, girassol, madrepérola, passatempo, pontapé e malmequer? Pontapé e girassol estão sujeitas a um único acento, contrariamente às restantes?
Macho da baleia
Gostaria de saber se a palavra baleia é um substantivo biforme. Depois que vi, em uma determinada gramática, caxarelo como masculino de baleia, fiquei com essa dúvida.
Minuto
Gostaria de saber qual é a forma correcta de abreviar a palavra "minuto":min / min. / mn? No caso de necessitar um ponto, o que acontece em fim de frase ? Deve-se repetir o ponto? (o que não acho pois não faz sentido, mas subsistiria então uma ambiguidade na pontuação...) Desde já agradeço a resposta.
