Mutagenicidade / carcinogenicidade / teratogenicidade
Que significam as palavras seguintes: mutagenicidade, carcinogenicidade e teratogenicidade?
A posição do símbolo do dólar (EUA)
O Código de Redação Interinstitucional da UE estabelece que, quando se usa o símbolo do euro (€), este deve vir à direita do valor e com espaço:
Ex.: 30 €
A minha dúvida persiste, após profunda pesquisa (e sem resultar em nenhuma conclusão fidedigna), em relação ao símbolo do dólar. Quando usado num texto português, devemos posicioná-lo também à direita (e com espaço), como instituído para o euro?
Ou seja: 30 $
Ou devemos usar a regra do inglês e posicioná-lo à esquerda ($ 30)?
Obrigada.
Sobre verbos transitivos directos e indirectos
Quando sabemos se os verbos são transitivos diretos ou indiretos? Por exemplo: «Esqueci-me do livro»; «Precisou o lugar do crime»; «A resposta do professor não satisfez o discípulo»; «Satisfazer a todos é impossível»; «Para fechar os melhores negócios, você precisa de maiores informações»; «Batatas, eu não comprei»; «O hipocondríaco morreu mas ninguém acreditou.»
Sobre o ponto de interrogação
Gostaria que me esclarecessem uma dúvida sobre o ponto de interrogação (invertido) usado entre uma palavra ou frase. Já vi muitas vezes o ponto de interrogação de cabeça para baixo mas não sei se é um erro de digitação ou se tem algum significado. Obrigado.
Língua viva / língua morta ou extinta
Qual a diferença entre língua viva, língua extinta e língua morta?
Álcool
Gostaria de saber se a palavra álcool é proparoxítona.
Inconformidade e não-conformidade
Trabalho em auditoria e frequentemente me deparo com relatórios com as expressões inconformidade e não-conformidade. Sempre fico na dúvida qual usar.
Já pesquisei no processo de formação das palavras e não achei o sufixo não. Qual das duas expressões usar?
Podem me mandar uma resposta fundamentada para eu divulgar na minha empresa.
«Qual o plural de sutil / subtil?»
Consultei um dicionário, e sua resposta foi subtis. Isto está correto?
Preciso de um corretor gramatical que ofereça serviços on-line. Podem ajudar-me?
Obrigado.
«Horário de expediente» vs. «horário do expediente»
Deverá dizer-se «horário de expediente», ou «horário do expediente»?
Novo acordo: Egito/egípcio e ótimo/óptimo
Desde já, gostaria de formalmente registar meu agradecimento à Vossa Senhoria D´Silvas Filho por ter-me tão gentilmente respondido noutra questão.
Quanto a prolação do p em Egipto aí em Portugal e demais países lusófonos, vejo que a maioria, se não todos os especialistas, diz que é mudo; mas eu gostaria de saber o porquê de este mesmo p ser prolado no prefixo egipto em vocábulos como egiptologista, egiptólogo, egiptologia. Por que pode-se prolar o p num prefixo e não se pode prolar num substantivo — ou ao menos por motivo de congruência mantê-lo intacto em Egipto?
E quanto a palavra óptimo — eu consultei o sítio da Academia Brasileira de Letras e vi que lá está, em seu vocabulário, consignada a forma vocabular tanto com p como sem ele; ficando óptimo ao lado de ótimo, pelo que entendi uma facultatividade aparente. Esta continuará lícita com a entrada em vigor do Novo acordo Ortográfico? Só passará a escrever-se ótimo sem o p em Portugal e demais países lusófonos?
Obrigado por vossa atenção. Um grande e fraterno abraço para vós.
