A barra e o hífen na translineação
Quando utilizo o hífen ou a barra numa translineação, devo retomá-los na linha seguinte também, uma vez que eu os tenha utilizado na linha anterior?
Os verbos no imperativo ou no infinitivo (nos manuais de instruções)
Uso frequentemente os verbos no imperativo, mas encontro referências no infinitivo como no texto de manual abaixo. Qual seria a forma correcta?
«Nunca fazer funcionar a bomba a seco.»
«Depois de enchida e drenada a instalação, verificar se o sentido de rotação do motor é correcto; então abrir as comportas e pôr em funcionamento a bomba.»
«Verificar se a bomba "trabalhe" nos limites do seu campo de rendimento e que a absorção de corrente não exceda o valor indicado na placa. Se necessário, parcializar a comporta de compressão ou regular o limite de activação do pressostato, se presente.»
«Antes de voltar a pôr em funcionamento a bomba após um longo período de inactividade, controlar que não esteja bloqueada e travada por incrustações ou outras causas.»
«Nesse caso, agir com uma chave de fendas na ventoinha do motor para que o veio rode livremente.»
Orações com dois verbos
Todo verbo marca uma oração. Como explicar a ocorrência de dois verbos dentro da mesma oração, como ocorre no período que segue: O problema que aconteceu há muito tempo voltou à tona. "O problema voltou à tona" é a oração principal e "que aconteceu há muito tempo" é uma oração subordinada adjetiva restritiva. A questão é: como explicar a presença dos verbos aconteceu e há em uma só oração?
Paranomásia / trocadilho
Paranomásia e trocadilho são palavras sinônimas?
A grafia de preexistente
Qual é a forma actual correcta de grafar o vocábulo "pré-existente"? "Preexistente" ou "prexistente"?
Agradeço desde já o vosso esclarecimento.
Primeiramente
Gostaria de saber se é correcto utilizar "primeiramente" em vez de "em primeiro lugar" ou "inicialmente". E, caso o seja, será também correcto utilizar "segundamente", "terceiramente", etc.?
A pronúncia de circuito, fortuito, gratuito e intuito
Cada vez mais oiço na rádio e na televisão as mais diversas pessoas – jornalistas, comentadores, políticos, até médicos – dizerem "circuíto", "intuíto" e "fortuíto". Pelo andar da carrruagem, o muito vai passar a "muíto" – sabido, como se sabe, como é o rolo compressor da televisão na propagação do erro!...
Pergunto: a que se deve esta onda arrasadora da prolação tradicional do ditongo ui?
Muito obrigado.
A origem da palavra diálogo
Gostava de conhecer as origens da palavra diálogo para melhor poder entender a sua utilização em alguns textos que tenho andado a ler.
Obrigado pela atenção.
A etimologia da palavra respeito
Qual a origem etimológica da palavra respeito?
A concordância com «nem um nem outro....»
Gostaria de saber se essa frase está certa ou que está faltando:
«Nem um nem outro político demagogo votaram a emenda grato por tudo.»
Li na gramática do professor Nelson Maia Schocair o seguinte:
«Um e outro – Nem um Nem outro – Um ou Outro pedem substantivo no singular e adjetivo no plural [...] Nem um nem outro policial honestos cuidará do caso // Um e outro candidato preparados passarão no Concurso...»
[Sobre] «Nem um nem outro político demagogo votou a emenda», segundo a regra o adjetivo demagogo- deveria ficar no plural, portanto a frase deveria/deverá ser escrita assim:
«Nem um nem outro político demagogos votou ou votaram a emenda.»
Grato por tudo.
