DÚVIDAS

Os resumos e os autores
Meus alunos estão escrevendo textos; para isso, estão lendo diversos livros e buscando várias fontes de pesquisa. Orientei-os, sobre a necessidade de dar crédito aos autores, ou seja, iniciar os parágrafos de acordo com: sobrenome do autor, data, e a seguir o conceito resumido. O que tenho notado é que cada parágrafo precisa de um crédito. Pergunto: Como resolver o problema? Colocar o crédito em cada parágrafo?
Novo acordo, avanços depressa demais
Aprecio muito o Ciberdúvidas! Pergunto se, dada a instabilidade da matéria, será lícito avançar-se com grafias que remetem para um acordo ortográfico que não tem (ainda que se atente tão-somente à sua implantação legal) pernas para andar? Como é patente em certas respostas do Ciberdúvidas... Não será aqui o caso de se querer dar um passo maior que a perna? Qual é então o intuito?
A história da grafia às (contração)
Comprei recentemente a edição fac-similada do famoso Cozinheiro dos Cozinheiros de Plantier. É um livro extraordinário, no sentido gastronómico do termo. Mas também achei muito interessante as diferenças na grafia do português, desde o final do século XIX, e algumas palavras agora muito raras (trocazes, láparo, lebracho, tencas, etc.). Mas a minha pergunta concreta tem a ver simplesmente com a palavra às (contr. de prep e artigo) que nesse livro surge sempre como "ás." A minha pergunta é quando tal mudança teve lugar na ortografia portuguesa e porquê. Muito obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa