DÚVIDAS

Defesa da língua
Sei que o franceses são muito ciosos de seu idioma e procuram defendê-lo tenazmente de quaisquer influências que considerem nocivas. Já no Brasil, não se tem muito pudor em usar palavras estrangeiras - inglesas, na sua quase totalidade. Aqui, SIDA se chama "AIDS", sítio é "site", as empresas fazem "marketing" e os meios de comunicação formam a mídia (da pronúncia inglesa de "media"). Em Portugal, há alguma política ou movimento de defesa do português?
Qual a tradução de ‘Hippophaë Rhamnoides’?
Há uns tempos fiz-vos uma pergunta sobre um fruto que há na Finlândia, mas infelizmente acho que a pergunta não chegou ao vosso destino. Portanto, vou fazê-la outra vez. Este fruto em Latim é: Hippophaë Rhamnoides e encontrei-o traduzido nas seguintes línguas: Espanhol – “espino amarillo” ou falso marino Inglês – “buckthorn” Alemão – “sanddorn” Sueco – “vägtorn” ou “havtorn” Francês – “baie de l'argousier” Holandês – “duindoor” Gostaria de saber se através do termo latino e da tradução das outras línguas se poderá encontrar um nome em português para este fruto salubre. Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa