DÚVIDAS

Ansiogénico

A palavra ansiogénico é muito utilizada no contexto da psicologia e da psiquiatria como querendo significar que algo (uma pessoa, um acontecimento, um contexto, etc.) induz ansiedade. Todavia, nos dicionários que consultei, incluindo o da Academia das Ciências de Lisboa, não encontro a referida palavra. Será que ela existe?

Resposta

Como muitos neologismos, este vocábulo do ramo da medicina ainda não se tornou corrente na língua portuguesa. Por este motivo, os dicionaristas ainda não o incluíram nos seus trabalhos.
Ansiogénico contém um primeiro elemento, ansio, que corresponde a uma evolução do adje(c)tivo latino 'anxu-', que significava «ansioso, inquieto e atormentado».
O segundo elemento, génico, é um pospositivo relativo a génese, elemento da língua grega.
Embora seja um hibridismo greco-latino, é funcional como muitos outros formados por elementos greco-latinos.
Se os especialistas considerarem este vocábulo funcional como nós, deverão usá-lo. A entrada nos dicionários verificar-se-á quando os dicionaristas considerarem este vocábulo como útil e corrente.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa