À excepção / há excepção
Gostaria de ser esclarecida quanto ao seguinte: Dizemos: há excepção ou à excepção? Ex.: Estavam todos presentes há excepção da Ana ou estavam todos presentes à excepção da Ana. Penso que se diz da primeira forma, mas tenho dúvidas.
O significado da palavra mercenário
Gostaria de saber qual o significado da palavra mercenária.
O plural de cor-de-rosa, ainda e sempre
Gostaria de saber qual a forma correcta do plural de cor-de-rosa. É invariável em número, ou deverá dizer-se cores-de-rosa?
Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.
Indicativo vs. conjuntivo de dizer
Qual a diferença entre dizemos e digamos ao nível da sintaxe e gramaticalmente?
Letras mudas no português do Brasil
Gostaria que D' Silvas Filho explicasse melhor o que quer dizer com este parágrafo: "que já não compreendo muito bem é que o meu Portugal mantenha consoantes mudas não pronunciadas ex.: direcção, recto, óptimo, etc., etc.). O argumento da nossa norma em vigor (que data de 1945...) é a história das palavras ou a pretensa utilidade para abrir a vogal anterior (o que se torna injustificável, por exemplo, em termos como didactismo ou táctica). Nisto, o seu Brasil está mais avançado, embora mantenha algumas incoerências (ex.: escreve Egito, mas tem egípcio; escreve caráter, mas tem caracteres; escreve noturno, mas tem noctívago; etc."
Egípcio aqui é pronunciado com p antes do c, não se trata de letra muda. O mesmo nas letras c que antecedem o t em caracteres e noctivago...
A única letra realmente muda, que me recordo, no português brasileiro é o p de Óptica que costuma ser grafado assim nos cursos de física das universidades, em contraposição a ótica, relacionada ao ouvido.
Morcão e não "murcão"
O que significa "murcão"?
Terramoto/terremoto
Gostava de saber se terramoto é uma palavra composta ou derivada.
Obrigado.
A expressão «fazer uma tempestade num copo de água»
Gostaria que me confirmassem se a expressão «fazer uma tempestade num copo de água» é uma expressão idiomática. Podendo ser considerada uma figura de estilo, de que figura se trata?
Os meus agradecimentos.
Plural de cupom e cupão
Não sei se já existe o plural de “coupon” ou de cupão. Como se faz ou diz na língua portuguesa?
Vos / Lhes
É frequente em conferências/colóquios o orador dizer "tenho algumas novidades para lhes dizer". Na comunicação os visados são as pessoas que assistem.
Numa situação deste tipo não será mais correcto dizer: "tenho algumas novidades para vos dizer?". Surgiu-me esta dúvida, porque quando dizemos "dizer-lhes" podemos estar-nos a referir aos ausentes.
