O plural de ONG
Olá, professores. Sou de Vitória/ES e trabalho com assessoria de comunicação na Federação Espírito-santense de Fundações – Fundaes. Estamos com uma dúvida sinistra aqui em nossa redação. Surgiu um palestrante que colocou no seu texto sobre Organizações não Governamentais a sigla ONG, mesmo com a expressão no plural, sendo que a maioria das pessoas usa para o plural a sigla ONG's. Qual é o correto? Organizações não Governamentais – ONG Organizações não Governamentais – ONG's /ONGs
Vale para o termo OSCIP também.
Por favor, aguardo resposta urgente. E obrigada pela atenção.
Felizinho ou felizito
Como é notório, feliz é um adjectivo. Sabendo que só os nomes/substantivos têm aumentativo e diminutivo, será que posso aceitar a resposta de "felizinho" ou "felizito" de palavras da mesma família de feliz?
Obrigada pela atenção!
Referência da referência (citar num trabalho académico)
Numa dissertação, a autora Araújo (1999) cita Vygotsky (apud Kohl, 1995, p. 49). Eu estou fazendo um projeto e fiz um resumo desta dissertação, coloquei a citação de forma indireta, a minha dúvida é: como devo legitimar esta citação?
Por exemplo: «Vygotsky trabalha na concepção de que o desenvolvimento da aprendizagem se dá a partir das relações do sujeito com o meio (Vygotsky, 1995 apud Araújo, 1999)» ou «(Kohl, 1995 apud Araújo, 1999)» ou apenas «(ARAÚJO, 1999)» por ser citação indireta?
Se alguém puder me ajudar, agradeço muitíssimo.
O diminutivo e o aumentativo de chave
Qual o diminutivo e o aumentativo de chave?
Infinitivo flexionado: «... serem tomadas»
Achei muito valiosas as explicações que encontrei neste ‘site’ a respeito da flexão ou não do infinitivo dos verbos. Entendi as regras, quanto ao verbo ter ou não sujeito próprio e também que é uma regra prática para se flexionar o infinitivo que ele possa ser desenvolvido em forma finita do subjuntivo. Porém, peço-lhes auxílio em uma frase. Qual a maneira correta: "As próximas medidas a ser tomadas" ou "As próximas medidas a serem tomadas"? Nestas frases, o sujeito do verbo ser é "as próximas medidas", mas temos o emprego da preposição "a" ... E agora? Obrigado.
Guarda-chuva, de novo
Qual é a justificação para o plural de guarda-chuva ser guarda-chuvas? A argumentação que usaram para justificar «sociais-democratas» e «couves-flores» não se aplica neste caso? Obrigada
Pomar de macieiras
Temos em Português por exemplo laranja, laranjeira, laranjal; maçã, macieira e...? Não consigo encontrar em nenhum dicionário. Será maçanal? Macieiral?
As locuções «em relação a» e «com relação a»
«Eu fiz uma pergunta com relação à política», ou «Eu fiz uma pergunta em relação à política»? «Em relação» ou «com relação»?
Grato!
As etimologias de homem e humano
Pretendo saber se as palavras homem e humano têm a mesma origem, sabendo que derivam respetivamente de homine e humanu. Houve evolução fonética, ou simplesmente são duas palavras diferentes relacionadas semanticamente?
Obrigada.
À excepção / há excepção
Gostaria de ser esclarecida quanto ao seguinte: Dizemos: há excepção ou à excepção? Ex.: Estavam todos presentes há excepção da Ana ou estavam todos presentes à excepção da Ana. Penso que se diz da primeira forma, mas tenho dúvidas.
