A divisão silábica de ia, íamos e saía
Deparei-me com a seguinte dúvida: como fazer a divisão silábica das formas verbais ia, íamos e saía? Ia é um monossílabo? Íamos é um dissílabo?
Obrigada.
A regência do verbo resistir
Como é que está correcto: «Não resiste a observar», ou «não resiste em observar»?
Obrigada.
«Como se fosse» e «como fosse»
«Andava como fosse passista na avenida em dia de Carnaval.»
«Vivia na cidade como fosse de lá.»
Conheço a expressão «como se fosse», mas e sem o se, está correta?
Obrigado.
Veicular e vincular
Veicular ou vincular?
«Maltratado» e «tratado (muito) mal»
Há casos em que seja correcto escrever «mal tratado», em vez de «maltratado»?
Se eu escrever «O suspeito foi maltratado na polícia», estou a dar a entender que ele foi agredido. Querendo apenas afirmar que foi tratado mal (com falta de educação, por exemplo), posso optar por «O suspeito foi mal tratado na polícia»?
Expressão do futuro: fará, vai fazer, irá fazer
Tenho uma pergunta que me incomoda há muito tempo: nas frases abaixo, que me parecem mais ou menos iguais, utilizam-se diferentes formas verbais para expressar uma mesma ideia. Refiro-me às expressões «irá fazer», «vai fazer», «fará».
Exemplos:
a) Nesta comunicação, a ministra irá fazer um ponto da situação da pandemia em Portugal.
b) A ministra da Saúde vai fazer na sexta-feira um ponto da situação da pandemia de covid-19.
c) A ministra da Saúde fará amanhã [sexta-feira] um ponto da situação da pandemia.
Façam o favor de me explicarem a diferença – quando se utiliza cada uma destas locuções verbais? –, e de acompanharem de exemplos as vossas explicações.
Desde já, agradeço a vossa reposta.
Sobre o feminino de camaleão
Gostaria de saber qual o feminino de camaleão.
«Eu, abaixo assinada» vs. «eu, abaixo assinado»
Num dos programas Cuidado com a Língua!, que contou coma participação da dra. Edite Estrela, estranhei ouvir dizer que o correcto era, no caso de uma senhora, «eu abaixo assinada...»
Será que o género tem que ver com a pessoa que assina ou com o documento?
É a pessoa ou o documento que é assinado?
A crase em algumas frases
Sou tradutor, aqui em Brasília, e estou deparando-me com uma dúvida sobre uso de crase. Pediria que me esclarecessem se está correto o uso de crase nas seguintes frases: - submeter à aprovação toda e qualquer proposta de alteração... - submeter à aprovação autorização para exploração dos serviços de... - submeter à homologação os acordos de coordenação internacional... Na minha humilde opinião, a crase caberia se fosse definido quem aprova, quem homologa (exemplo: submeter à aprovação da Diretoria toda e qualquer...)
Desde já agradeço.
A etimologia da palavra estética
Gostava de saber qual a origem etimológica da palavra estética e o que significava na altura.
Recorri a diversos dicionários e enciclopédias e encontrei respostas diferentes.
Antecipadamente grato.
