Cerzir
Como se conjuga o presente do indicativo do verbo cerzir?
Omanenses / omanis / omanianos
Como são chamados os naturais de Omã?
O neologismo Mayexit
Depois do Brexit, eis um derivado do termo inglês mais propalado nos media portugueses dos últimos tempos já com circulação mais do que garantida: Mayexit. Gostava de ter um comentário da equipa do Ciberdúvidas.
Muito obrigado.
Plural de -ão, outra vez
Uso o plural de espanhol para me ajudar com os plurais de português. Por exemplo: alemán, alemanes (alemão, alemães), manos (mãos). As duas línguas vêm do latim. Que acham? O meu método serve?
Adjetivo vs. nome: «O meu amigo é inglês/ professor»
Nas frases «O meu amigo é inglês» e «O meu amigo é professor», temos inglês como adjetivo e professor como nome, se não me engano.Tenho dificuldade em compreender porquê.
Julgo não poder usar inglês numa comparação como «O João é mais inglês do que o Paulo», tal como não posso dizer «O João é mais professor do que o Paulo», pois ou se tem a nacionalidade inglesa ou não.
Não posso dizer «muito inglês» neste sentido, como poderia afirmar de um adjetivo, tal como «muito bonito».
Como reconhecer quando inglês funciona como nome ou como adjetivo?
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Os regionalismos ervanço, erbanço, gravanço,
grabanço, garbanço e esgrabanço
grabanço, garbanço e esgrabanço
Pretendo saber a origem da palavra "erbanços" usada em Trás-os-Montes/Galiza para nomear o grão-de-bico.
Murgido, Gião e Soleiro
Depois de ter consultado alguns documentos fiquei com a dúvida da origem do topónimo Murgido. Embora num livro de topónimos apareça como originário de Mauri Gildus, depois de consultar alguns documentos históricos fiquei com a dúvida se não terá origem em Hermenegildo (conde), casado com Dona Mumadona. E Gião terá derivado de Geam, como aparecia na época medieval, ou de Julianus (Juliani), imperador romano? E Sunilanis terá dado origem a Soleiro?
Obrigado.
A pronúncia do topónimo Rossas
Em Vieira do Minho existe uma freguesia chamada Rossas. Alguns habitantes pronunciam-na como "Rôssas", outros, "Róssas". Qual delas está certa? Grato pela atenção que possam dispensar.
A escrita de biénios
O que aconteceu neste século para agora se escrever 2016/2017, e no século passado escrevia-se p.ex. 1998/99? Há regra, ou foi só bagunça do ano de transição 1999/2000?
Ritmo + complemento do nome
Agradecia que me esclarecessem relativamente à função sintática dos adjetivos na frase «O livro lê-se a um ritmo veloz e ávido.» O nome ritmo exige, neste contexto, complemento do nome? Parece que sim, uma vez que, se os retirarmos da frase, esta deixa de fazer sentido. Ou haverá outra interpretação?
Muito obrigada, desde já.
