A polaridade na expressão «nem por sombras!» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A polaridade na expressão «nem por sombras!»

Na frase «Nem por sombras!», como podemos considerar a sua polaridade? Negativa ou afirmativa?

Catarina Isabel Galvão Oliveira Professora do 1º ciclo Anadia, Portugal 42

No enunciado «nem por sombras!» temos uma polaridade negativa, porque expressa uma asserção negativa. A verdade é que, assumindo que nem é um advérbio de negação, este vai conferir à oração um valor negativo, o que leva a que a sua polaridade seja negativa.

Note-se que, apesar de se atribuir a nem o estatuto de advérbio de negação, muitas são as gramáticas que consideram nem unicamente como uma conjunção coordenativa. 

Por «polaridade de um enunciado», entende-se o seu valor afirmativo ou negativo, conforme a definição do Dicionário Terminológico, documento que lista os termos a aplicar no estudo da gramática no ensino não universitário em Portugal.

Sara Mourato
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: advérbio
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Negação