Sampetersburgo, e não "São Petersburgo"
É lícito criar o topónimo "Burgo de São Pedro" para denominar a cidade russa "Sankt-Peterburg" ?
P.S.: Reconheço haver a forma "São Petersburg".
Semiótica / selecção lexical
Olá, faço jornalismo, estou cursando o primeiro semestre na Fieo, e nas aulas de português a professora fala muito sobre semiótica e seleção lexical... entretanto, não consegui compreender muito bem e gostaria de saber se vcs. poderiam me esclarecer... de qualquer forma, obrigada, e parabéns...esse site é dez!!!
Negação expletiva (II)
Há dias, num artigo de jornal, tropecei na seguinte frase:
«Não há dia que passe sem que a corrida presidencial nos Estados Unidos nos ponha o coração aos pulos. Nuns dias agarramo-nos ao mais ligeiro sinal positivo, noutros somos realistas: a economia deve garantir a Trump o seu segundo mandato.»
A minha dúvida: «... sem que a corrida presidencial nos Estados Unidos nos ponha o coração aos pulos», ou, antes, «... sem que a corrida presidencial nos Estados Unidos NÃO nos ponha o coração aos pulos» ?
Os meu agradecimentos.
O significado de parafraseável
Na faculdade daqui usa-se muito a palavra parafraseável. Gostaria de saber se essa palavra existe.
Cumprimentos cordiais desde o Brasil.
O adjectivo para azia
Gostaria de saber se no dicionário português existe a palavra "aziento", no sentido de «azia».
«... gostou daquela comida azienta.»
«... assisti a um programa aziento.»
A não existir, qual a palavra que substitui o contexto e o sentido?
O adjectivo comilão
Qual é o grau superlativo absoluto sintético do adjectivo comilão?
O pronome tu com valor indeterminado
É possível duas pessoas estarem a conversar e uma delas dizer «Isso não depende de ti», sem se estar a referir à segunda pessoa? Ou seja, ela está sim a referir-se a si próprio, como que a fazer uma introspecção.
Sei que é uma pergunta estranha...
Obrigado.
«Comprei livros, uns livros, alguns livros»
Qual é a diferença entre: «Comprei livros» «Comprei uns livros» «Comprei alguns livros»?
Se bem que a diferença me parece clara a um nível intuitivo, sinto dificuldades em precisá-la.
Diferir, pospor ou adiar
Existe a palavra "postecipar"?
Esta palavra foi encontrada no seguinte contexto: "no que se refere ao desconto, deve considerar-se a taxa de juro efectiva, i.e., o valor da taxa postecipada equivalente à taxa de desconto das operações realizadas".
Incobrança
Pode-se considerar “incobrança” como a negação de cobrança?
“O mediador de seguros devolveu por incobrança os recibos de prémio à companhia de seguro” ou “O mediador não conseguiu a cobrança dos recibos ao tomador”?
