Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Desgastado com/por/como
+ mestrado = Mestrado

Tenho algumas dúvidas relativas a preposições e maiúsculas. Será que me podem ajudar?

Diz-se «Desgastado com» ou «Desgastado por»? «Tem por tema» ou «Tem como tema»? «Aluna do Mestrado em Design» ou «Aluna do mestrado em Design»? Depende do Acordo Ortográfico?

Rosa Machado Oeiras, Portugal 293

Relativamente às expressões «Desgastado com» e «Desgastado por», ambas estão corretas, dependendo do contexto em que estejam inseridas.

Tenhamos, por exemplo, as seguintes frases:

  • «Estou desgastado com as atitudes dela.»
  • «Estou desgastado pelas [por + as] atitudes dela.»

Estas duas frases apontam para a causa do desgaste. São as atitudes dela que dão origem ou são a causa do desgaste de quem pronuncia estas frases.

A preposição com estabelece uma relação de causa [entre outras relações, como companhia, modo, instrumento, quantidade indeterminada], assim como a preposição por [para além de modo, meio e tempo] e, por este motivo, pode concluir-se que ambas as expressões se podem utilizar, baseando-se na ideia essencial de que «por causa das atitudes dela, estou desgastado». 

No que concerne às expressões: «Tem por tema» e «Tem como tema», são também equivalentes. Vejamos a seguinte frase exemplificativa:

    • «O texto tem como tema A Guerra Civil de Espanha.»

Significa que há uma comparação implícita entre o tema do texto e os acontecimentos referentes à Guerra Civil de Espanha. Ou seja, são os mesmos que são referidos. A conjunção como contribui para o estabelecimento dessa comparação. O tema inerente ao texto está em conformidade com o que ocorreu nessa guerra. 

Se tivermos em conta a seguinte frase:

  • «O texto tem por tema a Guerra Civil de Espanha», pretende referir-se que a expressão Guerra Civil de Espanha é a causa ou o motivo que dá origem ao texto. Para exprimir esta ideia, utiliza-se a preposição por

Nos casos «Aluna do Mestrado em Design» e «Aluna do mestrado em Design», é permitida a utilização das duas formas. Segundo o Acordo Ortográfico, na Base XIX, «[1. Letra minúscula é usada: [...] g) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula): português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ou Línguas e Literaturas Modernas).»  Ou seja , é uma opção de estilo e de gosto, convindo a utilização de uma só forma.

Filipe Carvalho
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: preposição