Crancelim
Qual será a melhor descrição do termo "crancelim", utilizado em heráldica?
A construção verbal «é chegado» (arcaísmo)
Considere-se a frase:
«É chegada a hora da partida.»
Qual a voz verbal desta oração? É possível existir voz passiva com verbo de ligação e intransitivo?
Obrigado
Dicionários – orientações oficiosas
Em primeiro lugar, obrigada pelas respostas que o Senhor D' Silvas Filho já me deu. Foram uma ajuda muito grande para mim nos meus estudos. Agora tenho mais uma pergunta, se não lhe importa de responder-me mais uma vez. Os dicionários durante a ditadura de Salazar, e até ao tempo de hoje (em particular o Grande Dicionário de José Pedro Machado e as edições da Porto Editora) são normativos ou descritivos? Quero dizer, tentam ditar como a língua deveria ser falada, ou descrevem simplesmente o estado da língua falada?
Obrigada pelo seu site/"site"(?), que dá tantas informações interessantes.
Sobre a frase «O João bebe leite e água»
Na frase «O João bebe leite e água», estamos perante uma oração simples com Sujeito + C. Directo (composto e coordenado — «leite e água»)? Ou estamos perante duas orações coordenadas copulativas em que na segunda o verbo está subentendido (forma elíptica) — «bebeu leite e bebeu água»?
Obrigada pela atenção.
Predação
(...) "Predação" existe nos dicionários apenas como "predatismo" mas esta última grafia simplesmente não é utilizada na literatura científica! Acredito que (...) "compramos" esta grafia do inglês "predation". Eu posso continuar utilizando "predação"?
Chantagista / chantageador
Pode-se dizer chantageador em vez de chantagista?
Recensão
Sou aluna de geografia, várias vezes vejo escrita a palavra recensão.Gostaria de saber a definição exacta da palavra.
Xerobia
De que tipo e família é a planta "xerobia"? Onde se cultiva?
Ana
Gostava de saber qual o significado deste nome (Ana).
Preservação e inovação na fixação linguística
Quais as vantagens e as desvantagens da preservação e/ou inovação na fixação linguística?
