A origem da palavra corrupção
Eu gostaria de saber as origens da palavra corrupção. Qual sua definição etimológica e o contexto em que ela se aplica.
Obrigada.
Esquema rimático, novamente
Ao fazer o esquema rimático de um poema, a letra do alfabeto muda sempre consoante a variação de som? É pertinente fazer o esquema rimático de um poema todo?
Regência do verbo obrigar
Gostaria de saber a regência do verbo obrigar. Obrigada!
«Neste ano» e «este ano»
Agradecia que me comunicassem qual destas frases está corretamente escrita em português:
1 – «O seu habitual donativo tem, neste ano, um objetivo muito concreto.»
2 – «O seu habitual donativo tem, este ano, um objetivo muito concreto.»
Dizer-lhe ou «dizer a ele»?
Recentemente oiço muito a seguinte construção de frase: vou dizer a ele (a), contar a eles, vi a ele, etc., em lugar de vou dizer-lhe ou vou-lhe dizer, vou contar-lhe ou vi-o. Em minha opinião isto está incorrecto, além de soar muito mal, mas gostava que me ajudassem a confirmar este erro e inclusive a explicar a quem assim fala porque é que está errado...
Obrigada.
O significado de compadres
A língua portuguesa adoptou o termo de compadres para identificar a relação que passará a existir entre pais e padrinhos de alguém acabado de baptizar. Não se conhece, no entanto, nenhum termo que identifique a relação particular entre pais de marido e de esposa, para além do geral, sogros.
Estarei enganado?
Siglas no plural
– As siglas podem/devem escrever-se com s no "plural"? Ex.: as DREs, as ONGs ... ou as siglas não necessitam de plural? – A aceitar-se este s final, deve haver algum sinal anteposto, seja ponto abreviativo ou apóstrofo, como começa a ser corrente encontrar-se? Ex.: 3R's ou CD's etc. Trabalho num serviço que transcreve manuais escolares para braille e, num manual de Geografia, surgiu a expressão "política dos 3R's", que suscitou debate devido à sua representação em braille. Como professora de Português, entendi que: a) uma sigla não necessita de plural mas, a usar-se, b) nunca seria com apóstrofo anteposto, já que este significa supressão de vogal, o que não é o caso. No entanto, este apóstrofo começa a generalizar-se em registos diversos. Vejo que concorda quanto ao plural, mas não se pronuncia directamente sobre a utilização do apóstrofo. Pode dar o seu entendimento?
A origem do sobrenome Domingos
Qual a origem do sobrenome Domingos? Esse sobrenome é de origem portuguesa?
Preposição em + gerúndio
Por favor, gostaria de saber se é correto o uso de expressões tais como "em se tratando", "em sendo", "em se considerando", etc. ou se é vício de linguagem. Obrigada.
«Ser praxe» e «ser de praxe»
Tenho dúvidas sobre o emprego da palavra praxe. Como devo usá-la? «É praxe dar presentes no aniversário», ou «É de praxe dar presentes no aniversário»?
Uma vez, certa pessoa, tida como grande conhecedora da nossa gramática, me disse que não se usa essa preposição antes da palavra praxe. Isso procede?
Grata pela atenção.
