A grafia com o prefixo hiper-
Quando nos referimos ao discurso de uma pessoa, devemos dizer que o mesmo é "hiper-eloquente", "hiper eloquente", "hipereloquente" ou "híper eloquente"?
Antecedente do pronome relativo: definição
Gostaria de saber o que significa ser «antecedente de um pronome».
Por exemplo, na frase «A Inquisição era, portanto, um organismo com poderes extraordinariamente vastos, que atingiam todos os sectores da sociedade», qual é o antecedente do pronome que?
Obrigado.
Palavras terminadas em -aria / -eria
Em que condições se usa -aria ou -eria nas palavras formadas: barbarismos? Neologismos: formação incorrecta das palavras. Ex. alfaiataria nunca poder ser alfaiateria?
Sufixos (dentro dos afixos)
Estabelecimento: papel, papelaria - livro, livraria
Qualidade: velhaca, velhacaria
Colecção: escada, escadaria
-aria = sufixo nominal:
Ajuntamento
Colecção
Abundância (casaria, infantaria)
Questão: quando é que uma palavra termina em -aria e quais a condições em que é mais correcto o uso de -eria??
A palavra inverdade
Ouvi, já por várias vezes, alguns políticos utilizarem o termo "inverdade". Será um neologismo que pretendem introduzir na nossa língua? Na verdade, o prefixo "in" tem o significado de negação, mas será que neste caso estará correcto? É que negar a existência de verdade é querer dizer "mentira".
Mais uma vez, obrigada pela vossa atenção.
«Par de óculos» não é redundância
Está correto dizer «um par de óculos» quando nos referimos a uma unidade? Em inglês, o correto é dizer «a pair of glasses», porque existem duas hastes e dois olhos.
Agradeço.
Complemento directo
Coloquei uma dúvida intitulada "… a todos atingirão" no dia 27 de Março, à qual o Senhor respondeu no dia 2 de Abril. Fiquei desapontado porque aquilo de que eu necessitava era da regra gramatical a usar nestes casos, e não de uns exemplos para os quais a dúvida é a mesma.
Tenho 33 anos e vivi em França até aos 25 e, por consequência, nunca tive aulas de Português. Sinto falta do rigor gramatical da língua francesa. De facto, aqui tenho que "decorar" as sequências de palavras a usar em função do contexto em vez de aprender as regras e usá-las adequadamente. Tenho pena que todos aqueles que questionei sobre a minha dúvida me tenham respondido que se devia usar a preposição "a", sem no entanto conseguir dar-me um justificativo.
O Senhor respondeu que ".. são bastantes os casos em que o complemento directo é regido de preposição…". Pergunto então qual é a diferença entre o complemento directo e indirecto.
Os meus respeitosos cumprimentos.
Moldávia vs. Moldova
No Código de Redação Interinstitucional da UE, mais precisamente no anexo da lista dos estados e territórios, apresentam-se para o respectivo país as designações Moldávia e «República da Moldávia». Mas existe também uma nota que diz: «República da Moldova para efeitos protocolares».
Afinal, como se deve dizer/escrever em português? Moldávia, ou Moldova?
Obrigado.
A vírgula antes do pronome relativo cujo
Sou aluna de Comunicação Social. Há cerca de um mês fiz uma entrevista no âmbito da disciplina de Técnicas de Expressão Escrita. Uma das perguntas colocadas foi: «Como foi a adaptação a países cujos padrões culturais divergem claramente dos nossos?». Quando a entrevista me foi entregue (já corrigida), a docente havia acrescentado uma vírgula que me parece inoportuna: «Como foi a adaptação a países, cujos padrões culturais divergem claramente dos nossos?». Não me parece que a vírgula entre "países" e "cujos" seja adequada, mas a professora assegurou-mo. Será que me podem esclarecer? Desde já obrigada e parabéns por esta iniciativa!
Em breve e brevemente
«Abre em breve» ou «abre brevemente»?
Como referir-nos à primeira década do presente milénio?
Tenho uma dúvida com que me tenho confrontado, mas para a qual ainda não consegui encontrar resposta. Assim como nos referimos às décadas do século passado, por exemplo, como «anos 70» ou «década de 70», como devemos referir-nos à primeira década do presente milénio?
«Anos 00»? «Anos 2000»? «Década de 00»? «Década de 2000»?
Usa-se muito frequentemente a terminologia que se refere, por exemplo, aos anos 1970 ou 1980, mas essa forma não me parece correta, pois 1970 ou 1980 são anos concretos e não intervalos de tempo («anos 80» ou «década de 80» parece-me o mais adequado).
Muito obrigado.
