«Produtos alimentares» ou «produtos alimentícios»?
Sou funcionária pública da Secretaria de Estado de Meio Ambiente-SEMA, do Pará, e estamos trabalhando na atualização de nossa Lei de Taxas para cobrança de licenças ambientais, no meu caso, licenciamos as indústrias como curtumes, papel e celuose, da borracha, química, etc., exceto a madeireira, que é licenciada no setor florestal da SEMA.
Então me surgiu uma dúvida e gostaria de saber qual é o termo correto: «produtos alimentícios», ou «produtos alimentares»?
Ama-la
Gostaria de saber se ama-la é a única forma correcta de se dizer e escrever isto, visto que “amas-a” ouve-se muito mais em linguagem quotidiana. As duas estão correctas ou qual delas e por quê? Obrigado.
Confrangedor dif. de constrangedor
Gostaria que me esclarecessem sobre as diferenças de significados e contextos de aplicação entre estas duas palavras.
Regência do verbo propor-se
«Ele propôs-se fazer a paz.»
«Ele propôs-se a fazer a paz.»
Qual destas expressões é correcta, quando o significado a dar à expressão é o de "ter o propósito de"?
Natal, natais
Qual o plural de natal?
Carta familiar
O que é uma carta familiar?
— Conceito
— Exemplo
Pôde mas não pode
Ele fôra (ou fora?) deputado em 1976.Verbo poder: ele pôde (ou pode?) fazer aquilo porque …A dúvida surgiu ao ler jornais em que o acento surgia em uns casos e em outros não. Qual a forma correcta? Obrigado, desde já, pela atenção e pela iniciativa.
Taxa, índice, coeficiente
Agradecia que fosse comentado o significado preciso de "taxa", "índice" e "coeficiente", nomeadamente no contexto de publicações científicas, pois julgo que nem sempre são utilizados com plena consciência das distinções que entre eles possa haver.
«Muito bons resultados» e «muitos bons resultados»
Após várias pesquisas no site do Ciberdúvidas, dicionários, prontuários... não consegui esclarecer uma dúvida.O que é correto: «Ele obteve muito bons resultados», ou «Ele obteve muitos bons resultados», ou ambos estão corretos?
Tampouco e tão pouco
Qual a diferença entre «tampouco» e «tão pouco»?
