A pronúncia do substantivo incesto
A pronúncia correta da palavra incesto é "incêsto" (e fechado), ou "incésto" (e aberto)?
O uso do advérbio quão
Quando se usa a expressão quão?
Constrói = construi
Quanto ao verbo construir: é ele constrói, ou ele construi?Eles constroem ou construem?
Os particípios passados de pagar, gastar e ganhar
Há verbos cujo particípio passado regular caiu em desuso ao longo dos tempos, como é o caso de pagado, do verbo pagar, usando-se agora a forma regular – pago. Existem mais verbos cujo particípio passado regular foi substituído pelo irregular?
De hoje a oito dias
De onde vem essa expressão, que significa daqui a uma semana? É que a semana tem sete dias, não oito. Será que a expressão «de hoje a um dia» tem o mesmo significado que «hoje»?
Ao tempo/há tempo
Qual a diferença entre «ao tempo», «há tempo» e «à tempo»?
Maiúsculas e minúsculas com nomes de regiões e acidentes geográficos (novo Acordo Ortográfico)
Tendo em conta a leitura que fiz de algumas respostas a perguntas já efectuadas mas ainda com dúvidas, poderiam confirmar se está correcto, ao abrigo do recente Acordo Ortográfico, em função de minúscula ou maiúscula:
«oceano Atlântico»; «Mar Negro», «mar Mediterrâneo»; «península Ibérica»; «região centro» (de Portugal), «o Norte» (região de Portugal), «Portugal continental», «o Continente» (parte continental de um país); «ilhas Britânicas»; «nordeste transmontano», «sotavento (algarvio)»; «território nacional»; «arquipélago dos Açores», «grupo Ocidental» (Açores); «cabo Carvoeiro»; «serra da Estrela».
Muito obrigada pela atenção.
Quem de direito
Tem estado na moda nos últimos anos a expressão «quem de direito», utilizada no sentido de «quem é responsável por» ou «a quem concerne uma questão».
Ouço recorrentemente frases como «pergunta a quem de direito» e outras do mesmo estilo. Apesar de perceber o significado da expressão, não percebo a sua construção (sem verbo) nem sei se estará correcta em português.
Queiram por favor fazer a gentileza de me esclarecer estes dois pontos.
Muito obrigada.
Dentre e de entre
Qual é mais correcto: «Dentre eles» ou «de entre eles»? Li uma resposta a esta questão, mas ainda não estou completamente esclarecida. Obrigada.
A grafia de há na expressão «há momentos»
Utilizo, muitas vezes, esta frase: «No seguimento da nossa conversa telefónica de há momentos...»
Tenho sempre dúvidas se o "á" leva h ou não.
Agradeço um pequeno esclarecimento e a razão do mesmo.
