"…encaminhada a este / àquele / ao…"
A vogal a na frase abaixo deve ser craseada?"Através de carta encaminhada a este conselho".
«Tem-se verificado» e «está a verificar-se»
Gostaria de confirmar se se usa a expressão «tem verificado-se», em vez de «tem-se verificado»? Tendo em atenção a regra que penso existir para os verbos compostos, que diz que o pronome reflexivo se coloca no segundo verbo, o que faz todo o sentido, pois o segundo verbo é o verbo principal, deveria ser «tem verificado-se», contudo esta expressão soa-me muito mal.
Ao tempo/há tempo
Qual a diferença entre «ao tempo», «há tempo» e «à tempo»?
Baleias / substantivo colectivo
Qual o substantivo colectivo para baleias? E cetáceos em geral? Li a vossa resposta para golfinhos que não me convence – nem cardume nem grupo social. Não haverá outra?
«Para que» em frase interrogativa
Gostaria de saber se a expressão «para que» corresponde a uma conjunção adverbial final na frase:
«E para que serve originalidade, se você não pode produzir em massa?»
Novo Acordo Ortográfico: faróis
É de nosso conhecimento que os ditongos abertos "ói" e "éi" não possuem mais acento agudo nas palavras paroxítonas com o Novo Acordo Ortográfico. Porém, na última semana, deparei-me com um texto na mídia escrita (jornal) com a palavra "farois" escrita sem acento.
Ora, se somente as palavras paroxítonas que possuem ditongo aberto "ói" e "éi" perderam o acento, então há um erro de grafia nessa palavra citada, pois ela é uma oxítona.
Observei essa palavra escrita dessa forma no jornal e em um programa de televisão também.
A pergunta que faço: essa palavra "farois" é uma exceção à regra, ou seja, mesmo sendo oxítona, também perdeu o acento?
Um grande abraço!
Dupla acentuação
Quase todas as pessoas dizem "a Indónésia" e os "indónésios", acentuando duas vezes a palavra. Há quem diga (na verdade poucas pessoas) "Indunésia" e "Indunésios". Quem está certo?
Concordância com «quer… quer…»
Como devo dizer? (i) Quer seja histórias, quer seja documentários. (ii) Quer sejam histórias, quer sejam documentários. Agradecida.
Grafias de à-toa, «à toa», dia-a-dia e «dia a dia»
Gostaria de saber se com a reforma ortográfica permanecem as diferenças nas grafias de: "à-toa" (adjetivo) e "à toa" (advérbio); "dia-a-dia" (substantivo) e "dia a dia" (advérbio).
Aproveito para perguntar se as seguintes palavras perderão não só o acento agudo, mas também o hífen: "pára-quedas", "pára-lama", "pára-choque", "pára-brisa" e "pára-raios".
Maiúsculas e minúsculas com nomes de regiões e acidentes geográficos (novo Acordo Ortográfico)
Tendo em conta a leitura que fiz de algumas respostas a perguntas já efectuadas mas ainda com dúvidas, poderiam confirmar se está correcto, ao abrigo do recente Acordo Ortográfico, em função de minúscula ou maiúscula:
«oceano Atlântico»; «Mar Negro», «mar Mediterrâneo»; «península Ibérica»; «região centro» (de Portugal), «o Norte» (região de Portugal), «Portugal continental», «o Continente» (parte continental de um país); «ilhas Britânicas»; «nordeste transmontano», «sotavento (algarvio)»; «território nacional»; «arquipélago dos Açores», «grupo Ocidental» (Açores); «cabo Carvoeiro»; «serra da Estrela».
Muito obrigada pela atenção.
