Ir e vir como verbos principais na conjugação perifrástica
Durante uma conversa de amigos surgiu uma dúvida relativamente ao uso de «vai vir/vai ir/foi indo/etc.». Tenho o hábito de, perante estas dúvidas, efectuar uma pequena pesquisa no Ciberdúvidas, no entanto desta vez fiquei confuso. Gostaria que comentassem a dúvida que descrevi anteriormente, bem como duas respostas dadas no Ciberdúvidas (embora as perguntas me pareçam similares, as respostas são opostas): Há-de vir/vou «Vai vir chuva»
Obrigado por todo o tempo dispensado.
Composição por aglutinação e composição por justaposição, novamente
Já reparei que, conforme o linguista que dá a resposta neste vosso site, também muda o conceito do que são palavras justapostas e aglutinadas. A mesma palavra, por exemplo, passatempo, é considerada por um dos vossos consultores composta por aglutinação e por outro composta por justaposição. Em que ficamos?
A grafia de há na expressão «há momentos»
Utilizo, muitas vezes, esta frase: «No seguimento da nossa conversa telefónica de há momentos...»
Tenho sempre dúvidas se o "á" leva h ou não.
Agradeço um pequeno esclarecimento e a razão do mesmo.
Manuel ou Manoel
Gostaria de saber se as duas prosódias estão correctas ou somente uma delas.
Discurso direto livre vs. discurso indireto livre
O que caracteriza o discurso direto livre? Como se distingue este do discurso indireto livre?
Obrigada.
Pronominalização de frase: lho (lhes + o)
Surgiu-me a seguinte dúvida: na frase «O João deu o livro aos pais», se quisermos substituir o GN «o livro» pelo pronome pessoal o, com a função sintática de complemento direto, e o GP «aos pais» pelo pronome pessoal lhes, com a função de complemento indireto, e depois quisermos contrair os dois pronomes, como é que fica a frase?
Conceitual e conceptual
Gostaria que me esclarecesse esta dúvida: a palavra certa é conceitual, ou conceptual? Existem as duas? Será que muda o sentido?
Mas vem de conceito, não é, e não de "concepto"?
Tenho a impressão de que os brasileiros só usam a palavra conceitual, mas queria saber qual é a regra na língua portuguesa agora com o acordo ortográfico.
Agradeço-lhe desde já.
Videoconferência
Vídeo-conferência ou videoconferência?
Obrigado.
Dar-te-ei / te darei
Sei que o uso correcto do futuro de (v.g.) dar é "eu dar-te-ei", mas já vi/ouvi a expressão "eu te darei" (numa letra de Erasmo Carlos/Roberto Carlos) e também já encontrei letras em que se usa o mesmo esquema mas com outros verbos. Gostava de saber se estas expressões estão correctas a nível gramatical e se sim em que tipo de verbos se pode utilizar esta construção gramatical.
Autorretrato, a nova grafia
Com o Novo Acordo, a palavra autoretrato é assim que se escreve, ou é autorretrato?
