Ouviram do ipiranga
Qual o sujeito da oração «Ouviram do ipiranga, às margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante» da letra do Hino Nacional Brasileiro de Osório Duque Estrada?
A regência da palavra conclusão [= «acção de concluir»]
Gostaria de saber, no âmbito do denominado "dequeísmo", se no plano escrito é necessário, ou mais correcto, acrescentar a preposição "de" à expressão "chegando à conclusão DE que..."?
Obrigado pela atenção.
A grafia do termo marca-passo
É complicado quando há várias respostas para uma única pergunta! Minha dúvida é: como se escreve "marcapasso"? Segundo o dicionário de Cegalla, marca passo; Academia Brasileira de Letras, marca-passo; "marcapasso", em sites. Afinal, qual a escrita correta?!
Abreviatura de semana
Como se abrevia a palavra semana?
Continentes e topónimos: maiúscula inicial (AO)
Gostaria de saber se, segundo o novo AO, o nome dos continentes, países e cidades continua a escrever-se com letra inicial maiúscula.
Ranking e ranque
A palavra ranque existe em nosso dicionário, ou devemos utilizar a palavra inglesa ranking (em itálico) em nossos textos?
Défice e "deficit"
1. Aceito «défice» como aportuguesamento de «deficit». Há décadas que o leio. Mas qual será então o aportuguesamento de «superavit»? «Superave»?
2. Já agora: certas palavras latinas, como «item», «idem», «amen», «quorum», «forum», etc. (que é «et coetera»), têm mesmo que ser aportuguesadas? Usá-las atenta contra o patriotismo ou contra a inteligibilidade?
Um abraço, e parabéns pelo vosso trabalho.
Os particípios passados de pagar, gastar e ganhar
Há verbos cujo particípio passado regular caiu em desuso ao longo dos tempos, como é o caso de pagado, do verbo pagar, usando-se agora a forma regular – pago. Existem mais verbos cujo particípio passado regular foi substituído pelo irregular?
Pronomes e determinantes interrogativos
Pronomes e determinantes interrogativos. Gostaria que me enviassem dois exemplos do emprego destes dois tipos de classes de palavras, pois as gramáticas já consultadas não me tiraram uma pequena dúvida.
Obrigado.
Os pronomes consigo e comigo
Estou cursando um preparatório para concurso e em uma das aulas o professor nos disse que podemos usar o pronome consigo com referência a primeira pessoa do singular eu. Por exemplo: «Eu caminhava e falava consigo sobre o que ocorreu ontem.»
Perguntei a ele se deveria usar o pronome comigo ao invés do consigo. Ele disse que ambas as formas podem ser aceitas em uma prova de concurso. Porém, depende de a bancada julgar correto ou não.
Segundo ele, o professor, temos muitos autores de gramática da língua portuguesa que divergem quanto ao uso desse pronome com referencia ao pronome eu.
Preciso de ajuda quanto a esta questão e desde já agradeço.
