Nem… nem
Gostaria que considerassem a seguinte frase: «Nem sais com o teu irmão, nem estudas.» A questão é a seguinte: a locução «nem... nem» é considerada copulativa, tendo em conta que se adicionam duas ideias, ou disjuntiva, implicando uma ideia de alternativa?
Fico muito grata pela vossa ajuda.
Pavão / pavoa
Na correcção de um exercício do livro «Passatempos de Língua Portuguesa - 7º. Ano» encontrei como solução a palavra pavã. Em nenhum dos dicionários / prontuários consultados encontrei qualquer referência à palavra. É o feminino de pavão? Confesso que o meu conhecimento da língua latina é muito rudimentar e insuficiente para confirmar esta possibilidade. Agradeço a vossa colaboração.
«Pese embora o mau tempo...»
Passo à pergunta: «Pese embora o mau tempo, fui à praia.»
Esta construção está correcta? «Pese embora»? Qual é a função de «pese»? Não é sinó[ô]nimo de «apesar de»? Embora, enquanto conjunção concessiva, não é sinónimo de «apesar de»? Não será esta frase uma redundância?
Agradecia a vossa resposta, se possível!
Líder e líderes
Nos noticiários da TV é frequente ouvir-se "lidres". É correcto?
A expressão «elo de ligação»
«Elo de ligação» é uma expressão correcta? Por exemplo, uma autarca no seu site escreve: «pretendemos com este site reforçar os elos de ligação entre este concelho e o mundo.» Não estamos perante uma redundância?
Muito obrigada e parabéns pelo vosso excelente trabalho.
Peticionário "vs." peticionante
Uma pessoa que dirige uma petição a qualquer entidade deve ser designada peticionário, peticionante, ou qualquer uma destas?
A regência de «dar uma olhada»
O que está correto: «Dar uma olhada em algo» (ex.: «Deu uma olhada nos meninos»), ou «Dar uma olhada para algo» (ex.: «Deu uma olhada para os meninos»)?
Pascal ou pascoal?
Qual a forma correcta de se dizer: “estamos na época pascal” ou “estamos na época pascoal”?
Muito agradecido.
A diferença entre provavelmente e possivelmente
Qual a verdadeira diferença (se existente) entre os significados das palavras provavelmente e possivelmente? Qual tem mais chance de acontecer? Possivelmente = «é possível que ocorra 50% (sim ou não) de chances de acontecer»; e provavelmente = «é provável que ocorra, mais de 50% de chances de acontecer»?... É isto?
«Em hipótese alguma» e «em hipótese nenhuma»
Creio que não compreenderam a dúvida do consulente na pergunta A expressão «em hipótese nenhuma». Ele estava questionando a respeito do contraste entre «em hipótese nenhuma» e «em hipótese alguma», que é outra forma bastante usual no Brasil.
