DÚVIDAS

A etimologia de mestre, de professor e de educador, de novo

Gostaria de conhecer a etimologia de "mestre", "professor" e "educador", para tentar conhecer melhor a história da profissão docente. A princípio podemos dizer que são sinônimas, porém, há literaturas, de diferentes épocas, que enfocam mais ora um ora outro termo. Assim pareceu-me que há diferentes significados.

Desde já agradeço.

Resposta

Seguem-se as etimologias pedidas, de acordo com o Dicionário Houaiss (ver também Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado):

Mestre: «latim magĭster,tri, "o que manda, dirige, ordena, guia, conduz, diretor, inspetor, administrador, o que ensina", provavelmente por influência do francês antigo maistre (c. 1100 doc. como le plus maistre, "o principal") ou do provençal maestre, como parecem mostrar as formas arcaicas maestre e meestre

Professor: «latim professor,ōris, "o que faz profissão de, o que se dedica a, o que cultiva; professor de, mestre", do radical de professum, supino de profitēri, "declarar perante um magistrado, fazer uma declaração, manifestar-se; declarar alto e bom som, afirmar, assegurar, prometer, protestar, obrigar-se, confessar, mostrar, dar a conhecer, ensinar, ser professor".»

Educador: «latim educātor,ōris, "o que cria, nutre; diretor, educador, pedagogo".»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa