Abreviatura de superintendente
Qual é a abreviatura correta da palavra superintendente? Vocês têm um dicionário geral de abreviaturas para me enviar?
Grata!
Uso incorreto da vírgula
É correta a utilização da vírgula após o que neste caso específico?
«Ocorre que, o sobredito delito já fora investigado no inquérito policial n.º 00/0000-DECCV, instaurado em 00.00.000.»
Mosteiro e convento
Gostaria de saber a diferença, se existente, entre as palavras «mosteiro» e «convento».
Proferir, pronunciar, fazer palestras
Sempre me perguntam qual o correto: dar, fazer ou ministrar palestras? Minha primeira opção é sempre "ministrar" palestras, o que parece ao questionador muito pedante. "Dar", por outro lado, parece-me muito coloquial. Por fim, "fazer" soa como manufatura de palestras...
A escansão de versos d´Os Lusíadas
Gostaria de saber como se faz a escansão (sílabas métricas) dos seguintes versos de Os Lusíadas:
«A Fé, o Império, e as terras viciosas» (2.ª estrofe do 1.º canto)
«Vê-o também no meio do Hemisfério» (8.ª estrofe do 1.º canto).
A colocação do advérbio também
Antes de mais nada, gostava de dar os meus parabéns à equipa do Ciberdúvidas pela criação deste sítio. É excepcional!
A dúvida que gostava de expor ao Ciberdúvidas reside na colocação do advérbio também. Agradeceria que comentassem a sua colocação nas frases seguintes:
a) «Eu também fui a Vila Real.»
b) «Também eu fui a Vila Real.»
c) «Eu fui também a Vila Real.»
d) «Eu fui a Vila Real também.»
Empiricamente, uso a alínea a), mas encontro muitas pessoas a usarem a alínea b) e algumas a usarem a d). Como fui ensinada a colocar alguns advérbios junto ao verbo, parto do princípio que a alínea c) também está correcta; no entanto nunca a uso, pois a frase não parece fluir tão bem como a a).
Agradeço desde já a atenção dada à minha questão.
Fé é flexionado no plural?
Fé é flexionado no plural? Quais as palavras em Língua Portuguesa que não se flexionam no plural?
A origem da palavra homem
Recentemente escutei que a palavra homem vem de ‘humus’ (não seria de ‘homine’ – latim?) Assim pergunto se procede aquela informação.
Sobre derivação irregular
Gostaria que me esclarecessem se existe derivação irregular e, se existe, em que consiste. É que nos programas de ensino aparece um conteúdo sobre o processo de formação de palavras, e mais concretamente a derivação irregular, e não sei se se estará a falar de derivação imprópria ou não.
Obrigado!
«À guisa de...»
Que significa «à guisa de»? Poder-me-iam dizer mais algumas locuções do género que não sejam habituais?
