"Presentear-lhe"
Gostaria de saber qual é a forma correta: presentear-lhe ou lhe presentear?
Tanto como = tanto quanto
É indiferente dizer «tanto como» ou «tanto quanto»? Frase exemplo: «O que explicaria tanto a sua raridade como a sua descoberta».
O significado de alguns provérbios
Preciso saber o significado dos provérbios:
«Em lago de piranha, jacaré nada de costas.»
«Laranja madura na beira da estrada está azeda ou tem marimbondo.»
«Não se dependura boné aonde a mão não alcança.»
A classificação da expressão «para tanto»
Gostaria de saber a classificação gramatical da expressão «para tanto» e sinônimos.
O predicativo de complemento direto e o complemento direto
Na frase «Acho-os grosseiros e enfadonhos», considerei o sujeito nulo subentendido (eu); o predicado, «Acho-os grosseiros e enfadonhos»; «-os», complemento direto, e «grosseiros e enfadonhos», o predicativo do complemento direto.
A minha dúvida é a seguinte: o predicativo do complemento direto faz parte do próprio complemento direto? Se assim fosse, o complemento direto seria «-os grossos e enfadonhos»?
A diferença entre anfíbios e batráquios
Gostaria de saber qual a diferença entre anfíbios e batráquios e qual o termo mais correcto para leccionar.
Obrigada.
O significado da expressão «erro crasso»
Gostaria que me explicassem qual o significado desta expressão — «erro crasso».
«Em meio a» = «em meio de»
Essa expressão, «em meio a», acaso tem alguma legitimidade, ou é [uma particularidade do português do Brasil] brasileira sem sentido, à semelhança do «por que...?», em vez de «porque...?»? É que a tenho encontrado unicamente entre brasileiros, e sempre lhes respondo que é erro, e que não faz sentido nenhum, e que correcto é «no meio de», porque não se está em meio a alguma coisa, mas, sim, no meio de alguma coisa. Frases como estas: «tenho uma casa em meio à floresta», «em meio ao espectáculo, ele levanta-se e vai-se», «em meio à contenda, ele desmaia»: isto faz algum sentido? Não é evidente que deve ser: «tenho uma casa no meio da floresta», «no meio do espectáculo, ele levanta-se e vai-se" (ou, também, «durante»), «e no meio da contenda, ele desmaia»(também faria sentido usar «durante»)?
Água (acentuação e n.º de sílabas)
A palavra «água» tem suscitado muitas opiniões entre os professores do meu grupo disciplinar, relativamente à sua classificação quanto: a) à acentuação b) ao n.º de sílabas. Para uns, ela deve ser considerada esdrúxula, referindo que foi assim que aprenderam e ninguém lhes disse o contrário. Para outros, ela é grave, já que «-ua» é um ditongo crescente e, como tal, não pode dividir-se. É verdade, mas também é verdade que, se as regras para se fazer a translineação são rigorosas, já para a contagem do n.º de sílabas não se observa a obrigatoriedade de atender à etimologia da palavra, recorrendo, sim, à soletração, Assim, em que ficamos? Gostaria de ver claramente explicada esta questão, por favor. Obrigada.
Tratamento formal dos juízes
Gostaria de saber ao certo qual a forma correta de tratamento formal para os juízes; se V. Ex.ª ou V. S.ª ou Meritíssimo Sr.
