Determinantes e pronomes possessivos seu/dele
Sou estudante universitária do curso de Português e Francês e tenho uma dúvida relativa à utilização dos pronomes possessivos «seu» e «dele». Quando estudei latim, aprendi que estes pronomes são utilizados em contextos diferentes, por exemplo «o seu pai» e «o pai dele» são frases que são proferidas pelos falantes como tendo o mesmo significado mas que, realmente, não o têm. Todavia, ao procurar na Gramática do Português Contemporâneo, não vejo nenhuma referência a este aspecto. Pedia, por isso, um esclarecimento, de forma a poder falar melhor português.
Desde já muito obrigada.
Plural de unidades, ainda mais uma vez
Durante a minha licenciatura, no IST, foi-me sempre transmitido que, em termos linguísticos, as unidades não têm plural, tanto quando se escrevem como símbolos como por extenso, visto tratar-se de unidade padrão. Correctamente, dever-se-á dizer, p. e., «20 metro» e não «20 metros». Dado que obtive recentemente a confirmação de que esta regra se mantém e está linguisticamente correcta, agradeço o vosso parecer.Os meus agradecimentos.
Mãe – aumentativo e diminutivo
Quais são os graus aumentativo e diminutivo de mãe?
Lembrar
Qual é a forma correta:1- Permita-me lembrá-lo que é assim?2- Permita-me lembrar-lhe que é assim?3- Permita-me lembrá-lo de que é assim?4- Permita-me lembrar-lhe de que é assim?E por quê?Obrigado.
O predicativo de complemento direto e o complemento direto
Na frase «Acho-os grosseiros e enfadonhos», considerei o sujeito nulo subentendido (eu); o predicado, «Acho-os grosseiros e enfadonhos»; «-os», complemento direto, e «grosseiros e enfadonhos», o predicativo do complemento direto.
A minha dúvida é a seguinte: o predicativo do complemento direto faz parte do próprio complemento direto? Se assim fosse, o complemento direto seria «-os grossos e enfadonhos»?
"Presentear-lhe"
Gostaria de saber qual é a forma correta: presentear-lhe ou lhe presentear?
A obrigatoriedade da conjunção e na escrita dos numerais
Pode dizer-se «duzentos cinquenta», «quinhentos cinquenta», etc., ou tem de dizer-se «duzentos e cinquenta», «quinhentos e cinquenta», etc.? Há alguma regra que explique a presença do «e» em «vinte e quatro» e a sua ausência em «vinte cinco»?
Tanto como = tanto quanto
É indiferente dizer «tanto como» ou «tanto quanto»? Frase exemplo: «O que explicaria tanto a sua raridade como a sua descoberta».
O uso de pá (vocativo e interjeição) em Portugal
Gostava de aprender a usar o vocativo pá. Parece-me que os portugueses usam muito.
Mil vezes o meu muito obrigada!
A classificação da expressão «para tanto»
Gostaria de saber a classificação gramatical da expressão «para tanto» e sinônimos.
