Ainda o verbo ensinar
O verbo ensinar não se usa com a preposição a («a alguém»)? Estão correctas as inúmeras frases agora colocadas nas ruas de Lisboa, a propósito da visita do Papa? Exs.: «Confiar foi o Pai que me ensinou», «Rezar foi o Pai que me ensinou», «Partilhar foi o pai que me ensinou». E sem qualquer tipo de pontuação.
Agradeço o esclarecimento.
Pseudónimo, ortónimo e heterónimo
Gostaria de saber a diferença entre: – Pseudónimo – Ortónimo – Heterónimo Muito obrigado.
Pronomes átonos e tónicos
Gostaria de saber o porquê da denominação de tônicos (mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas) e de átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes), para os pronomes oblíquos em assunto.
Composição morfológica vs. composição morfossintáctica
Em Mira Mateus [et aliae, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, 2003], a palavra composta luso-brasileiro é considerada dentro dos compostos morfológicos com uma estrutura de coordenação, enquanto surdo-mudo já é classificado dentro dos compostos morfossintácticos com um estrutura de conjunção. Não percebo a diferença até porque surdo e mudo tanto podem ser adjectivos como nomes. Será que me podem clarificar estas classificações?
Superlativo analítico, mais uma vez
Agradecia que me elucidassem se, no exemplo a seguir exposto, o adjectivo se encontra no grau normal ou no superlativo absoluto analítico: «A maçã é pouco doce.»
Eu ou ela/ ela ou eu?
Deve dizer-se: «eu ou ela» ou «ela ou eu»?
«Bom apetite» e «bom proveito»
Apesar do uso difundido e indiferenciado do «bom proveito» ou «bom apetite», após a pergunta «É servido/a?», por vezes pergunto-me se não haverá nenhuma diferença entre estes dois termos. Certa vez, há muitos anos, numa aldeia no interior de Portugal, uma velhota emendou o «bom apetite» de um amigo meu dizendo «"Bom apetite" diz-se antes de a pessoa começar a comer. "Bom proveito" é o que se deve dizer quando já está a comer», que era o caso.
Achei piada ao inusitado da situação em si e, posteriormente, pus-me seriamente a pensar no que ela disse e nunca consegui confirmar esta informação.
Podem explicar-me, por favor, se existe realmente alguma distinção no uso de «bom proveito» e «bom apetite»?
Agradecida pela atenção.
Ténis/sapatilhas
No Norte e Centro, sempre conheci o calçado próprio para praticar desporto com a designação de sapatilha. No entanto, no Sul de Portugal, sapatilha é entendido como calçado para "ballet".
Pelo contrário, o calçado para desporto é conhecido por ténis.
Qual é a designação correcta?
Obrigado.
Tinha dito / tinha falado
Na frase "eu havia falo para você não comer este bolo", o verbo falar está certo desta forma?
Competências "vs." atribuições
A lei n.º 159/99 estabelece o quadro de transferência de atribuições e competências para as autarquias locais. Gostaria que me explicassem, neste caso, qual a diferença entre atribuições e competências? Obrigado.
