DÚVIDAS

Macérrimo / magríssimo / magérrimo

Sou arquitecta urbanista e estou a aceder à vossa página de minha casa. Surgiu-me uma dúvida (que não consegui esclarecer através do prontoário ortográfico) relativamente ao adjectivo magro. Existe magérrimo ou já existiu esta palavra como adjectivo?

Agradecendo desde já a vossa atenção,

Os meus cumprimentos e Boas Festas!

Resposta

O "Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, Michaelis" regista magérrimo como superlativo absoluto sintético de magro, embora considere este termo uma forma anormal, sendo a correcta macérrimo. Ainda regista magríssimo. A "Nova Gramática do Português Contemporâneo" de Celso Cunha e Lindley Cintra só refere macérrimo e magríssimo. O "Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa" de D. P. Cegalla diz, na entrada macérrimo, o seguinte: "(...) A forma magérrimo é anormal. Prefira-se macérrimo (forma erudita) ou magríssimo (forma vulgar)."

Contudo, já o conceituado "Dicionário de Questões Vernáculas" de Napoleão Mendes de Almeida só refere, para superlativo sintético de magro, as formas magérrimo e magríssimo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa