DÚVIDAS

As acepções da palavra planeta
Tendo acabado de adquirir o recentíssimo Dicionário Houaiss – Sinónimos e Antónimos (Círculo de Leitores/Instituto Antônio Houaiss, Lisboa/Rio, 2007), verifico, com estupefacção, que o termo planeta é referido como substantivo feminino. Estando excluída a hipótese de se tratar de uma gralha tipográfica (uma vez que tal é reafirmado no próprio texto de introdução assinado por Mauro de Salles Villar) e tendo em consideração o grande prestígio do dicionário em questão, gostaria de saber se há alguma justificação para este facto. Atenção: não se trata da veste litúrgica (palavra, essa, sim, pertencente à classe gramatical s. f.). Não ignoro o facto de, antigamente, planeta ter sido substantivo feminino. Mas será que alguém se lembrou de introduzir nova mudança? Note-se ser suposto tratar-se do melhor dicionário de sinónimos da língua portuguesa. Recordo que o Houaiss, dicionário geral, indica, como é de esperar, tratar-se de um substantivo masculino. Que me dizem?
Sobre a «despenalização da interrupção voluntária da gravidez»
 A pergunta que vai levar os portugueses às urnas no próximo dia 11 de Fevereiro não pára de me suscitar uma dúvida, de cada vez que a leio: «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?» Se ignorarmos o complemento determinativo «da interrupção voluntária da gravidez» da frase, não se torna claro e evidente que o sujeito de todas as acções que a seguir se referem na frase dizem respeito, na verdade, à «despenalização»? Isto é, no fundo, pretende-se saber se concordamos com a «despenalização, se realizada (...) em estabelecimento de saúde legalmente autorizado», o que, obviamente, não faz qualquer sentido? Gostaria muito que me esclarecessem esta dúvida, pois parece-me lamentável que tal tenha escapado aos mais altos representantes deste país. Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa