Plural em estrutura de coordenação [2 adjectivos + 1 nome]
Qual a forma mais correcta:
«... a pequena e a média burguesia...»
ou
«... as pequena e média burguesias...»?
Isto é, se retirar o segundo determinante (no primeiro exemplo), terei de colocar o primeiro no plural? E a palavra burguesia fica no plural?
E neste caso direi: «O 2.º e 3.º ciclo de escolaridade» ou «Os 2.º e 3.º ciclos de escolaridade»?
Sobre a «despenalização da interrupção voluntária da gravidez»
A pergunta que vai levar os portugueses às urnas no próximo dia 11 de Fevereiro não pára de me suscitar uma dúvida, de cada vez que a leio: «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»
Se ignorarmos o complemento determinativo «da interrupção voluntária da gravidez» da frase, não se torna claro e evidente que o sujeito de todas as acções que a seguir se referem na frase dizem respeito, na verdade, à «despenalização»? Isto é, no fundo, pretende-se saber se concordamos com a «despenalização, se realizada (...) em estabelecimento de saúde legalmente autorizado», o que, obviamente, não faz qualquer sentido?
Gostaria muito que me esclarecessem esta dúvida, pois parece-me lamentável que tal tenha escapado aos mais altos representantes deste país.
Obrigado.
Machismo, feminismo e igualitarismo
Do dicionário:
«Machismo – ideologia segundo a qual o homem domina socialmente a mulher; subalternização da mulher.»
«Feminismo – sistema que preconiza a igualdade de direitos entre a mulher e o homem.»
«Igualitarismo – sistema dos que proclamam e defendem a igualdade social.»
Sobre isto tenho duas questões a colocar:
1. Porque não se chama «igualitarismo de género» ao «feminismo»?
2. Como se chama a ideologia segundo a qual a mulher acha que deve dominar socialmente o homem?
«Creme de pasteleiro»
Gosto muito do "visual" do novo sítio.Gostaria de saber se o termo culinário «creme pasteleiro» deverá ser «creme de pasteleiro». Vi em vários livros de cozinha, mas aparece das duas formas. Muito obrigada.
Porquê o plural cadáveres (com o "e" aberto)
Não obstante o que aqui li de recomendação sobre o plural de cadáver, continuo o ouvir grande parte dos jornalistas da TV e da rádio portuguesas pronunciando-o com e fechado. Afinal, como é: "cadávres" (portanto, com e fechado) ou "cadávéres" (portanto, com e aberto)?
Qui-quadrado
No português europeu escreve-se chi-quadrado ou qui-quadrado?
Agradecido!
Garatujador
Estou curioso.
Sou editor da Casarão do Verbo Editora aqui no Brasil e trabalho, presentemente, em uma antologia de crônicas. Nestas crônicas, o autor prefere sempre se autodenominar de «um mero garatujador de crônicas». Bem sei que "garatujador" enquanto substantivo não existe. Existe sim o verbo "garatujar" («rabiscar, escrever em forma de rabiscos», etc.). «Garatujador» é pois um neologismo. Gostei tanto da palavra que penso agora em mantê-la no título: «O garatujador de crônicas matinais».
Mas gostaria antes de saber dos senhores se se trataria de um assassinato à nossa língua.
Muito grato e parabéns pelo site.
O significado de exérese
Que significa exérese?
O significado de sageza
O termo sageza estará correcto? Quer dizer «sagacidade»?
A formação de documentário
As reportagens televisivas são muitas vezes denominadas documentários. Este termo vem de documento ou do verbo comentar? E vindo de comentar seria correcto "decomentário"?
