Subclasses verbais
Em algumas gramáticas/manuais escolares, as subclasses dos verbos são: 1 – transitivo (direto, indireto e direto e indireto); 2 – intransitivo; 3 – copulativo. Outras acrescentam a subclasse 4 – auxiliar. Há ainda manuais que consideram uma quinta subclasse: 5 – impessoal/defetivo. E ainda temos a questão de o verbo ser irregular ou irregular...
Sendo assim, quantas subclasses do verbo existem de facto? E como classificamos as outras informações, nomeadamente o facto de ele ser regular ou irregular?
O verbo querer seguido de infinitivo: sujeito nulo
Segundo o Dicionário Terminológico, na frase «Eu quero fumar», considera-se que o sujeito é nulo. Será possível dar uma explicação mais pormenorizada sobre isto?
Muito obrigada.
O verbo brindar e os seus complementos
Na frase «brindemos ao teu sucesso», «brindemos ao teu sucesso» desempenha a função de complemento indireto, ou de complemento oblíquo?
Redundância e reforço de pronomes pessoais
Conheço muitos portugueses que falam com redundâncias, também na TV, como: «a mim ninguém me fala»; «já te falei-te a ti»; «mandou-me a mim».
Estão certos?
O género do substantivo agravante
Tenho ouvido e lido agravante ora no masculino, ora no feminino. As duas formas estão corretas?
O uso da preposição de a começar títulos
Gostava de saber o que significam os títulos começados com do ou da como, por exemplo, «Das coisas por dizer» ou «Dos sinais opressores».
Encontro este tipo de títulos em ensaios. Suponho que seja uma opção estilística que retira o sujeito ao título e que os exemplos dados poderiam ser, na verdade, «Reunião das coisas por dizer» ou «Análise dos sinais opressores».
Não sou da área linguística por isso nem sequer posso afirmar com toda a certeza que se trata de títulos sem sujeito. Mas tenho muita curiosidade para esclarecer este assunto.
Obrigada.
Adjunto adverbial e palavra denotativa
Gostaria de saber qual a função da vírgula na frase abaixo. Estaria ela separando um adjunto adverbial de lugar, ou uma locução denotativa?
«Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que...»
Desde já, obrigado.
«Dizer missa» e «dar missa»
Acabei de ouvir num noticiário televisivo, a propósito de um padre, a expressão «a sua função não é só dar a missa». Não deveria antes dizer-se «a sua função não é só dizer missa» ou «(...) celebar missa»?
Antecipadamente obrigada.
O tempo e o modo depois do advérbio logo
Quais são as formas verbais que posso usar com a conjunção logo... Sei que com «logo que» posso usar o presente do conjuntivo e também o futuro do conjuntivo. Mas não estou a ver se acontece o mesmo com logo sozinho, sem o que. Não se pode dizer «logo chegues», «logo chegares», «logo estiveres»?
Obrigada.
Artigo definido antes de numeral: «atinge os 42%»
«Mais de 60 por cento dos homens começou a fumar antes dos 18 anos. Nas mulheres, esse valor atinge os 42 por cento.»
Porque é que na 1.ª frase «60» não tem o artigo definido, e na 2.ª frase «42» tem?
Obrigada.
