A resposta não é direta. A construção pressupõe «três dos alunos», que tem valor partitivo. Sendo assim, «dos alunos» é complemento nominal. Consequentemente, numa oração relativa, «dos quais», que inclui o pronome relativo «o qual», cujo antecedente é «cinco alunos», também é complemento nominal na frase em questão.
Desenvolvendo um pouco a análise de «dos quais», trata-se de um complemento: o núcleo de «três dos quais» é «três» – com valor nominal; e «dos quais» restringe o universo a que se refere a informação veiculada pela oração em que se insere – «três – dos quais (alunos)/deles – já desistiram…»
Um exemplo semelhante é registado por Maria Helena Moura Neves, na Gramática de Usos do Português (São Paulo, Editora UNESP, 2003, p. 587):
«Das seis crianças que foram receber a merenda, somente três estudam na escola.»
Nesta frase, a autora considera que «três» é adjunto adnominal, subentendendo-se «três crianças». Porém, tanto aqui como no exemplo em análise, «três» é o núcleo, e «dos quais», o complemento com valor partitivo, ou se quisermos, restritivo. Em qualquer dos casos, é uma situação em que o numeral desempenha a função nuclear dentro do sujeito, assumindo um valor "nominal" (por elipse do nome). Sendo assim, a análise sintática da expressão encaixada «dos quais» tem de ser feita a partir deste pressuposto.
Refira-se que, tanto em Portugal como no Brasil, se pode considerar «dos quais» um complemento, sobretudo se tivermos em conta o que acerca do complemento nominal diz Evanildo Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa (Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2002, pp. 452-456).