«Três dos quais»: análise sintática - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Três dos quais»: análise sintática

Em:

«Havia cinco alunos, dos quais três já desistiram de ir ao evento.»

Qual a função sintática que o pronome relativo exerce na oração a qual pertence?

Karoline Angelici Estudante Rio de Janeiro, Brasil 1K

A resposta não é direta. A construção pressupõe «três dos alunos», que tem valor partitivo. Sendo assim, «dos alunos» é complemento nominal. Consequentemente, numa oração relativa, «dos quais», que inclui o pronome relativo «o qual», cujo antecedente é «cinco alunos», também é complemento nominal na frase em questão.

Desenvolvendo um pouco a análise de «dos quais», trata-se de um complemento: o núcleo de «três dos quais» é «três» – com valor nominal; e «dos quais» restringe o universo a que se refere a informação veiculada pela oração em que se insere – «três – dos quais (alunos)/deles – já desistiram…»

Um exemplo semelhante é registado por Maria Helena Moura Neves, na Gramática de Usos do Português (São Paulo, Editora UNESP, 2003, p. 587):

«Das seis crianças que foram receber a merenda, somente três estudam na escola.»

Nesta frase, a autora considera que «três» é adjunto adnominal, subentendendo-se «três crianças». Porém, tanto aqui como no exemplo em análise, «três» é o núcleo, e «dos quais», o complemento com valor partitivo, ou se quisermos, restritivo. Em qualquer dos casos, é uma situação em que o numeral desempenha a função nuclear dentro do sujeito, assumindo um valor "nominal" (por elipse do nome). Sendo assim, a análise sintática da expressão encaixada «dos quais» tem de ser feita a partir deste pressuposto.

Refira-se que, tanto em Portugal como no Brasil, se pode considerar «dos quais» um complemento, sobretudo se tivermos em conta o que acerca do complemento nominal diz Evanildo Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa (Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2002, pp. 452-456).

Edite Prada
Classe de Palavras: pronome
Áreas Linguísticas: Gramática; Sintaxe Campos Linguísticos: Funções sintácticas