Acho que li tudo o que encontrei sobre Samatra × Sumatra. Eu também acreditava que fosse Sumatra, as respostas são esclarecedoras. Queria ainda perguntar outra coisa, é possível usar Samatra também como adjetivo, por exemplo: Um príncipe samatra?
Desculpem se a questão lhes parece muito besta, realmente não encontrei no dicionário.
Abraços à equipe e obrigada por todos esses anos de esclarecimento.
Parabéns pelo excelente trabalho que têm produzido! É um prazer consultar o vosso sítio, fico sempre mais rico após cada consulta efectuada. Com a introdução da Nova Terminologia Linguística, tenho necessidade de saber mais sobre o aspecto dos verbos (iterativo, durativo, habitual, etc.) e sobre os actos ilocutórios (uma vez que algumas gramáticas confundem uns com outros).
Fico à espera das vossas respostas.
Obrigado.
«[Vós] sois parecidas» = «[Vocês] são parecidas»
Mandei a seguinte mensagem a uma amiga: (A respeito da Lua) «Porque costumas falar dela (a Lua). Sois parecidas.» (ela e a Lua). A minha amiga respondeu-me dizendo que me enganei e que em vez de «sois parecidas» devia ter escrito «são parecidas», mas eu fiquei na duvida. Gostava que me esclarecessem.
Obrigado.
Num manual de Língua Portuguesa descobri a seguinte frase: «Por que não realiza ele esse desejo?»
Pela leitura das vossas respostas anteriores julgo perceber que a utilização de «por que» é indevida. Agradecia um esclarecimento.
Venho por este meio pedir que me expliquem por que razão os vocábulos “pêra” e “ananás” no plural não são acentuados. Desde já agradeço a vossa explicação.
Gostava de saber o significado da palavra “deixis” e a sua aplicação em situação de texto.
Se se escreve nanómetro, decímetro, decâmetro e quilómetro, por exemplo, dever-se-á escrever, pelo mesmo critério, megâmetro e gigâmetro?
Antecipadamente grato pela v/resposta.
A palavra "juros" (ref. a finanças) pode ser usada no singular?
O certo é dizer que ganhei 1% de juro ou de juros?
Um professor doutor falou-me que só deveria ser utilizado no singular. Entretanto, o dicionário Aurélio, que tem lá os seus errinhos..., traz a palavra "juro" referindo-se a finanças.
Agradeço e parabenizo novamente a equipe do Ciberduvidas, que muito tem ajudado aos estudiosos da língua portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações